Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Cultura e Identidade: Museus do Tropeiro e do Imigrante Unem Forças em Nova Parceria Cultural

Mostra destaca união de museus e valorização do patrimônio de Castro

Cultura e Identidade: Museus do Tropeiro e do Imigrante Unem Forças em Nova Parceria Cultural
(Fotos: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Está em cartaz no Museu Histórico de Castrolanda, na Colônia Castrolanda, a exposição "Patrimônio cultural de Castro: história do território e arquitetura", que convida o público a refletir sobre a construção da identidade local. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Castro, por meio da Secretaria de Cultura, e instituições culturais do município.

Planejada e produzida pela historiadora Maria Luiza Pereira, a mostra teve início em 23 de maio e segue aberta ao público até 16 de novembro.

Mais do que apresentar objetos e registros históricos, a exposição enfatiza a importância da cooperação entre museus como estratégia para fortalecer a comunicação entre diferentes perspectivas patrimoniais e práticas culturais. “Apesar das temáticas e temporalidades distintas, promover essa articulação entre as instituições é essencial para enriquecer o olhar do visitante e valorizar a diversidade de narrativas que compõem a história de Castro”, destaca a curadora.

O acervo reúne ferramentas como réguas de medição e lápis de carpinteiro, além de fotografias e documentos que ilustram a memória material de comunidades como a tropeira, japonesa, holandesa, alemã e quilombola. A exposição também aborda o processo de tombamento do Centro Histórico de Castro e presta homenagem a figuras-chave como Judith Carneiro Mello, fundadora do Museu do Tropeiro.

A valorização dos bens tombados de Castro, como o Museu do Tropeiro, a Casa da Praça, a Casa de Cultura Emília Erichsen e a antiga estação ferroviária, ganha reforço com a exibição de um vídeo educativo sobre a técnica construtiva em taipa de pilão. O material está disponível ao público por meio de QR code, oferecendo uma forma acessível de conhecer melhor o patrimônio histórico local.

A mostra representa um esforço coletivo para preservar a memória local e proporcionar ao público uma compreensão ampla do patrimônio castrense. Ao reunir vozes e acervos distintos, a iniciativa promove uma experiência integrada e plural da história do município.

Galeria de Imagens:

Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria

Leia também

Prédio do antigo Fórum é doado pelo Estado à Prefeitura de CastroLocal abriga a Secretaria Municipal de Assistência Social e concentra atendimento à comunidade
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia