Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Corpo técnico do Parque Histórico visita museus de Castro

A atividade integra a agenda do museu e busca aprimorar o trabalho realizado pelos profissionais

Corpo técnico do Parque Histórico visita museus de Castro
(Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Equipe multidisciplinar do Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, realizou visita técnica a museus de Castro. O passeio realizado em museus integra o calendário anual do Parque, tem a finalidade de aproximar o corpo técnico e proporcionar um intercâmbio entre as instituições.

Participaram da visita 18 funcionários do Parque Histórico, entre eles: historiadores, geógrafo, designer, jornalista, profissionais de serviços gerais, responsáveis pela mediação e agendamento, também estavam presentes estagiários das áreas de pedagogia e geografia. O grupo visitou o Museu do Tropeiro, a Casa da Sinhara, a exposição da Casa da Praça e Fazenda Capão Alto, museus que contam a história da região que consequentemente está ligada a história de Carambeí.

“Visitar as instituições histórico-culturais de Castro é percorrer traços da própria história de Carambeí, que foi durante muito tempo pertenceu à cidade. A ação foi muito além de uma visita técnica, foi um resgate da história da antiga colônia de imigrantes holandeses. Lá o corpo técnico pode avaliar inúmeras questões referentes ao setor museal e patrimonial, afim de realizar um trabalho mais harmônico, tanto no discurso quanto nas formas expográficas”, ressalta Felipe Pedroso coordenador cultural e historiador do Parque.

Cada um do corpo técnico da instituição pode avaliar a visita como um turistas, apesar de alguns conhecerem os museus visitados, todos entraram nos espaços museais com muita curiosidade e como se fosse a primeira vez que estivessem no local. O passeio trouxe para os profissionais e suas distintas áreas de atuação novas experiências e olhares.

"A visita técnica nos colocou no papel de público. Foi possível experimentar as demandas e os anseios de um visitante. Isso nos ajudou a pensar não apenas nos conteúdos expográficos, mas também nas abordagens que uma mediação pode desenvolver”, conta Lucas Kugler, historiador do Núcleo Educativo do Parque.

Lucas Los, cuida de toda a parte visual do Parque Histórico, relata que visitas como esta permitem analisar como os museus estão trabalhando sua identidade visual. “É de grande valia visitas como esta, pois posso ver como outras instituições contam suas histórias pautadas nos elementos visuais. O acervo, com o auxílio da expografia contam a história narrada pelos museus. Esse trabalho merece atenção especial, pois deve ser atrativo para os visitantes e reproduzir a história das peças, das pessoas de uma determinada época, de uma localidade, etc.”, finaliza.

Compartilhe:

Leia também

Prédio do antigo Fórum é doado pelo Estado à Prefeitura de CastroLocal abriga a Secretaria Municipal de Assistência Social e concentra atendimento à comunidade
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia