Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Castro recebe visita técnica para plano de resíduos sólidos

Castro recebe visita técnica para plano de resíduos sólidos
Publicidade
A Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente recebeu técnicas da EnvEx-Engebio, empresa contratada pelo governo do estado para desenvolver o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/PR). Castro foi um dos 66 municípios selecionados para a visita técnica do PERS. Durante o encontro foi abordado o sistema de resíduos sólidos adotado pelo município e visita ao aterro sanitário, áreas degradadas, áreas de transbordo (ecopontos) e de compostagem.

De acordo com a técnica Fernanda Muzzolon Padilha, Como parte da elaboração do diagnóstico da gestão e gerenciamento de resíduos no Estado, estão sendo realizadas visitas técnicas municipais com objetivo de realizar amostragem de informações a respeito da gestão de resíduos sob responsabilidade dos municípios de forma a identificar as diversas realidades existentes no Estado. “Após a finalização do diagnóstico do plano serão realizadas oficinas regionais onde todos os municípios poderão participar e validar as informações apresentadas”, explica.

A sequência da elaboração do plano envolve a definição de cenários futuros para o Estado e em seguida a proposição de diretrizes estratégicas para a gestão de resíduos. A partir das diretrizes, serão estabelecidas as ações e metas.
O superintendente de meio ambiente da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente de Castro, Henrique Salgado, destacou que o diagnóstico é importante para os municípios. “Poderemos visualizar nossas condições no gerenciamento dos resíduos sólidos e buscar soluções para melhorar”, disse.

Plano - O PERS é um importante instrumento no processo de planejamento da gestão de resíduos sólidos no Estado. Além dos resíduos sólidos urbanos, o plano contemplará os resíduos de saúde, de construção civil, de transporte, de mineração, de saneamento, industriais e agrossilvopastoris.

Terá vigência por prazo indeterminado e fornecerá subsídios para um horizonte de atuação de 20 anos, com revisão periódica a cada quatro anos. Todos os 399 municípios do Estado do Paraná serão contemplados pelo plano.

Compartilhe:

Leia também

Contribuintes que devem para a Prefeitura podem ser levados a execução fiscal, ter recursos bloqueados e bens penhoradosAdesão ao Refis, Programa de Refinanciamento de Débitos, vai até dia 31 de agosto com parcelamento em até cinco anos e descontos sobre multas e juros
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia