Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Castro amplia combate à dengue com aplicação de inseticida nas escolas e postos de saúde

Estratégia conhecida como BRI é uma iniciativa do Ministério da Saúde e visa exterminar o mosquito Aedes aegypti

Castro amplia combate à dengue com aplicação de inseticida nas escolas e postos de saúde
(Imagens: Divulgação/Daniel Calvo) Castro aplica BRI nas escolas e postos de saúde
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Secretaria de Saúde de Castro adotou mais uma estratégia no combate à dengue no município. Durante os próximos dias, as escolas e postos de saúde serão borrifados com um novo inseticida fornecido pelo Ministério da Saúde. O objetivo é exterminar o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

A estratégia é chamada de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) e se mostrou eficaz na redução do número de infecções pela dengue nas áreas em que foi implantada. A agente de endemias e supervisora da ação Vanessa Bueno explica que o inseticida é borrifado nas paredes internas e externas dos prédios públicos. "Após a aplicação, os espaços ficam protegidos contra o mosquito por quatro meses".

Segundo orientação da 3ª Regional de Saúde, a estratégia será aplicada inicialmente nos locais de grande circulação de pessoas, pois estes espaços podem facilitar a circulação viral da dengue para outros locais. Por isso, em Castro, optou-se pela borrifação nos prédios públicos que está ocorrendo após as 17 horas, pois não pode haver circulação de pessoas durante e até uma hora depois do procedimento.

Combate à dengue

Além da aplicação do BRI, Castro tem adotado outras medidas para combater o avanço da dengue no município. Os agentes comunitários de saúde e de endemias passaram por treinamentos para identificar focos de mosquitos e implementar medidas eficazes de combate e vistoriaram casas e estabelecimentos comerciais. A Vigilância Sanitária do Município também disponibilizou o WhatsApp (42) 2122-5203 para a realização de denúncias.

Apesar dos esforços realizados pela Secretaria de Saúde, em 2025, Castro registra, até o momento, nove casos confirmados de dengue, além de outros 105 casos notificados que estão em investigação.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso públicoQuase seis mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas e farão as provas no próximo domingo (18) em diferentes escolas de Castro
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia