Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

'Abrigava 37 cachorros em meio a fezes, restos de comida e lixo': homem é preso por maus-tratos em Castro-PR, diz delegada

Imagens divulgadas pela polícia mostram condições do local em que os cães eram mantidos. Todos passarão por tratamento veterinário e serão disponibilizados para adoção. g1 tenta identificar defesa do homem

'Abrigava 37 cachorros em meio a fezes, restos de comida e lixo': homem é preso por maus-tratos em Castro-PR, diz delegada
(Foto: Polícia Civil)
Publicidade
Um homem de 57 anos foi preso em Castro, nos Campos Gerais do Paraná, pelo crime de maus-tratos aos animais. As informações são da delegada Renata Batista, responsável pelo caso.

De acordo com ela, ele mantinha 37 cães em condições insalubres.

"Tratava-se de um espaço pequeno e precário, que abrigava 37 cachorros em meio a fezes, restos de comida e lixo. No momento da abordagem, os animais estavam sem água, alguns trancados em caixotes e outros amarrados a correntes; alguns apresentavam tumores e feridas", afirma a delegada.

A prisão foi feita em flagrante nesta segunda-feira (23), em uma ação conjunta que contou com a atuação da Polícia Civil, de uma médica veterinária do Canil Municipal de Castro e de uma ativista de proteção aos animais.

Para a delegada, a ação conjunta dos órgãos foi fundamental para a constatação das "condições precárias" em que os animais eram mantidos.

"Os cães foram levados ao Canil Municipal, onde serão catalogados e receberão tratamento veterinário. Posteriormente, serão realizadas castrações e uma campanha para a doação dos cachorros resgatados", explica.

O crime de maus-tratos é previsto na Lei 9.605/98, que dispõe sobre sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. A pena prevista é de três meses a um ano de prisão; no entanto, quando o crime é cometido contra cães ou gatos, o tempo sobe para de 2 a 5 anos de prisão e proibição de guarda.

Após ser preso, o homem foi levado para a Cadeia Pública de Castro. O nome dele não foi revelado, e o g1 tenta identificar a defesa do detido.

Importância das denúncias

A delegada ressalta que o caso foi descoberto após vizinhos do homem relatarem a situação dos animais à polícia, e reforça a importância das denúncias feitas pela população.

"A Polícia Civil reforça a importância das denúncias feitas pela população no combate a casos de maus-tratos a animais e reitera que continuará atuando rigorosamente na apuração desses crimes, em parceria com os órgãos competentes do município", conta.

Denúncias sobre quaisquer situações podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da Polícia Civil, ou, 181, do Disque-Denúncia. Se o crime estiver acontecendo naquele momento e houver alguém em situação de perigo, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

Fonte: G1

Compartilhe:

Leia também

Casal morre em acidente entre carroça, quatro carros e um caminhão, em rodovia do Paraná
Publicidade

Mais Lidas

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia