Correio dos Campos

Campanha de vacinação contra a gripe em Castro começa no dia 01. Saiba os detalhes

No primeiro momento, três mil doses serão aplicadas em grupos prioritários como crianças menores de 6 anos e idosos
1 de abril de 2025 às 10:58
(Foto: Reprodução/Ministério da Saúde) Imunizante estará disponível em várias UBSs da cidade

COM ASSESSORIAS – A campanha de vacinação da gripe em Castro inicia nesta terça-feira (1º) em diversas unidades básicas de saúde (UBSs) do município. O objetivo é imunizar a maior parte da população prioritária contra o vírus Influenza.

Neste primeiro momento, cerca de 3 mil doses serão entregues pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) para Castro. Estes imunizantes estão destinados ao público prioritário, conforme determina o Ministério da Saúde. Os grupos são:

Trabalhadores da saúde

Crianças com idade entre seis meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias

Idosos com mais de 60 anos

Gestantes e puérperas

Professores dos ensinos básico e superior

Povos indígenas e quilombolas

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis

Pessoas com deficiência permanente

Pessoas em situação de rua

Caminhoneiros

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo

Trabalhadores dos Correios

Forças de segurança e de salvamento

Funcionários do sistema penal

População privada de liberdade

Forças Armadas

As doses são aplicadas em algumas UBSs que possuem sala de vacinação. São elas: Arapongas, Alvorada, Bom Jesus, Cantagalo, Jeovah Ribeiro, Morada do Sol, Primavera e Rosário; além de Castrolanda, Tronco, Guararema, Abapan e Socavão, no interior. Todas estão abertas de segunda a sexta, das 07h30 às 17 horas.

“”Está chegando o inverno e o risco da gripe aumenta. É muito importante que as pessoas se vacinem pois, quanto mais imunizados, menor é a circulação do vírus e as chances de doenças como pneumonia e insuficiência respiratória aguda grave diminuem. A vacina é segura e salva vidas”, ressalta o secretário de Saúde Matilvani Moreira.

A vacina da gripe de 2025 combaterá as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.

Carteirinha em dia

A Secretaria de Saúde de Castro reforça o pedido para que a população, ao se dirigir à UBS, também leve a carteira de vacinação para que as equipes verifiquem se não há outras vacinas pendentes. A administração pode ser feita junto ao imunizante da gripe.

No próximo sábado (05), um mutirão acontece na UBS Bom Jesus, na Vila Santa Cruz. Todas as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional estarão disponíveis para serem aplicadas em crianças, adolescentes, adultos e idosos, conforme a necessidade. As equipes estarão na unidade no período da manhã, entre 8 e 12 horas, realizando a ação.