Profissionais da UPA contam com apoio do Hcor de SP no atendimento de pacientes cardíacos
COM ASSESSORIAS – A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castro participa de um programa federal de qualificação para atenção especializada em urgências e emergências e um dos recursos é o apoio online e médico especialista de plantão que atua no Hcor de São Paulo, hospital que é referência em coração no Brasil. Esses médicos oferecem apoio clínico especializado aos profissionais da UPA de Castro quando recebem pacientes com sinais de parada cardíaca, por exemplo, garantindo o protocolo mais eficiente para salvar vidas.
Para padronizar as atividades, aplicar ferramentas de qualidade no atendimento desses pacientes e mostrar como funciona o programa, aproximadamente 20 médicos, enfermeiros e farmacêuticos da UPA participaram de uma qualificação na última sexta-feira (24). O curso da Associação Beneficente Síria (Hcor) e da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) faz parte do projeto Boas Práticas, em parceria com o Ministério da Saúde.
De acordo com a coordenadora da UPA, mais de 60 pacientes já foram acolhidos e beneficiados com as melhorias conquistadas após a implantação do programa e isso reitera a importância do projeto ao preparar a gestão de manejo clínico para atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares com ferramentas conectadas e interativas. “É um projeto que tem vigência até 2026. Ele engloba várias unidades de atendimento de urgência do país todo e a UPA Castro está inserida no programa, mas não estava usando todos os recursos que ele oferece. Nossa preocupação é oferecer um trabalho de qualidade à população, com conhecimento, preparo e agilidade no atendimento das principais urgências cardíacas”, diz Heidlane Cezar.
No curso, os profissionais receberam informações sobre terapia medicamentosa e condução de urgências cardíacas. “Esse projeto oferece apoio às instituições públicas com estratégias e intervenções que melhoram a qualidade na assistência ao paciente. Um dos objetivos é realizar o diagnóstico em tempo adequado, garantindo mais chances de um atendimento eficiente ao paciente que chega com sinais de emergência cardiovascular”, explica o secretário de Saúde, Matilvani Moreira.
Limpeza
As profissionais da limpeza da UPA de Castro também receberam um treinamento na última semana para otimizar o uso de produtos de higiene específicos para unidades de saúde. “A UPA recebe materiais muito bons, eficientes, mas que estavam sendo usados de forma inadequada, gerando até desperdício, por falta de informação mesmo. Agora, nossa equipe pode fazer o uso adequado, que vai de fato higienizar o local e assegurar maior controle sanitário”, indica o secretário de Saúde.