Correio dos Campos

Deputado Moacyr Fadel comemora reabertura da hemodiálise em Castro

Nova clínica será gerenciada pela Santa Casa de Ponta Grossa e terá capacidade para atender até 80 pacientes por dia
28 de junho de 2024 às 20:50
Autoridades prestigiam reabertura do serviço de hemodiálise em Castro. (Foto: Sesa Castro)

COM ASSESSORIAS – O deputado estadual Moacyr Fadel (PSD) comemorou a reativação do serviço de hemodiálise em Castro depois de quase um ano de paralisação. A nova estrutura foi inaugurada nesta sexta-feira (28) em cerimônia que contou com a presença de autoridades.

“O dia de hoje é muito especial para Castro e região. É um dia histórico quando inauguramos novamente a hemodiálise. Minha gratidão ao governador Ratinho e ao ex-secretário Beto Preto que viabilizaram os recursos para que essa clínica voltasse a atender em nosso município”, celebrou o parlamentar.

Foram investidos R$ 2 milhões em recursos da Secretaria de Estado da Saúde para a compra dos equipamentos. O espaço de 880 metros quadrados, anexo ao Hospital Anna Fiorillo Menarim – Instituto Moriah, passou por um processo de adequação no valor de R$ 300 mil, custeado pela prefeitura.

“Sempre afirmo que precisamos de elos para avançar. E aqui em Castro temos isso, união entre governo estadual, município, emendas federais, emendas estaduais. É um dia para marcar a nossa história, com o retorno desse serviço tão importante”, afirmou o prefeito Neto Fadel (PSD).

O serviço ficou fechado por quase um ano depois que a empresa que gerenciava a unidade não renovou o contrato. Agora a gestão da clínica será feita pela Santa Casa de Ponta Grossa e terá capacidade para atender até 80 pacientes por dia.

“Essa clínica é um resgate da dignidade de pacientes que ficaram sem acesso ao serviço em Castro”, disse o secretário estadual da Saúde, César Neves.

A Hemodiálise é um processo onde o sangue é filtrado por uma máquina, removendo o excesso de toxinas, sais minerais e líquidos, simulando o trabalho de um rim. É indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves.

“Só Deus sabe o sofrimento desses pacientes para se deslocarem até 200 quilômetros para serem atendidos. Agora estarão perto de casa”, ressalta o deputado Moacyr Fadel.

O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), primeiro secretário da Assembleia Legislativa, destacou que a reabertura do serviço era um compromisso do deputado Moacyr Fadel. “O hospital está reaberto, estamos aqui com a hemodiálise e o governador deve vir aqui nos próximos meses anunciar o término do Socavão. Uma conquista desse deputado [Moacyr Fadel]. Por isso, que eu falo para vocês que uma decisão certa na política traz progresso e desenvolvimento para a cidade”.

O deputado federal e ex-secretário de Saúde, Beto Preto (PSD), ressaltou a importância da união em torno de um objetivo em comum: oferecer o melhor atendimento à população.

“Quando a gente não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Nós queremos chegar ao local certo e seguro. No porto seguro para o atendimento do cidadão e cidadã aqui da região que precisa do atendimento da hemodiálise aqui em Castro”.