Correio dos Campos

Em Castro, CimSaúde treina ‘time de resposta rápida’

11 de junho de 2024 às 11:44
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Realizar o atendimento à pessoa em menor tempo possível após o acionamento e evitar a deterioração clínica do usuário. Este é o objetivo do time de resposta rápida na Rede de Atenção à Saúde. A subsede de Castro do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) realizou, na última segunda-feira, treinamento junto à equipe interna para otimizar estes atendimentos. “Realizamos o treinamento para equipe multidisciplinar de todas as Linhas de Atenção à saúde”, conta a coordenadora da subsede, Flávia Queiroz.

O time de resposta rápida deve contar, minimamente, com enfermeiro, médico, técnico em enfermagem e fisioterapeuta. “Em nossos ambulatórios, preferimos o treinamento de toda a equipe multidisciplinar”, aponta Flávia, destacando que as Linhas contam com atendimentos alternados nos dias de semana.

Critérios como comprometimento respiratório, circulatório, neurológico e mudanças agudas no estado geral foram abordados pelo médico cardiologista Marcelo Zveiter. Para que a equipe contasse com vivência nos atendimentos, um boneco de treinamentos foi disponibilizado. “Cada integrante da equipe pode realizar a reanimação cardiovascular de maneira correta, com o apoio do médico”, conta a coordenadora, destacando as diferenças entre os procedimentos em pacientes adultos, gestantes e crianças.

Manobras para a retirada de corpos estranhos das vias aéreas e procedimentos em casos de crises epilépticas também foram abordadas. A manobra consiste em realizar a compressão torácica para gerar a tosse artificial e o objeto saia das vias aéreas, já em caso de crises, a orientação é deitar o paciente, deixando-o confortável, e deixá-lo de lado para evitar engasgo.