Correio dos Campos

Agentes mirins ajudam no combate ao mosquito da dengue

22 de junho de 2022 às 09:33
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Alunos da Escola Municipal Lourival Leite de Carvalho e Jahyr Lopes de Castro atuaram nesta terça-feira (21) como Agente Mirim no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Acompanhados de agentes de endemias e material de apoio, eles visitaram casas no entorno das escolas orientando moradores e identificando possíveis criadouros do mosquito, eliminando água parada e coletando larvas para posterior análise.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto Agente Mirim no Combate à Dengue visa a conscientização e disseminação do conhecimento por meio das crianças que são orientadas pelos Agentes de Controle de Endemias (ACEs) e aprendem na prática como é realizado o combate ao mosquito no município. Ao final da ação, todos receberam certificados de “Super Agente na Missão de Combate ao Mosquito da Dengue”.

A supervisora de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Vanessa Ferreira Bueno, destacou que é importante a participação das crianças no projeto para multiplicar o conhecimento. “As crianças são interessadas pelo que fazem. Vão pra casa e contam o que fizeram, disseminando o conhecimento adquirido. Este é um projeto permanente que além de mostrar como agem os agentes de endemias, destaca a responsabilidade de todos pela saúde”, disse.