Correio dos Campos

Deputada Federal Aline Sleutjes participa de evento na UTFPR

A reunião de trabalho contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Paulo Alvim
11 de maio de 2022 às 10:59
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O objetivo da visita técnica foi estabelecer parcerias convergentes e integradas na UTFPR com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o Ministério da Defesa para o desenvolvimento de tecnologia e inovação aplicadas à base industrial e de defesa brasileira.

O reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Marcos Schiefer, falou da importância da presença do Ministro Paulo Alvim e da deputada Aline Sleutjes. “É uma enorme satisfação estarmos aqui hoje, um dia histórico para a UTFPR, que possamos desenvolver trabalhos e projetos que possam ajudar ainda mais a ciência e tecnologia do país. Não podia deixar de cumprimentar a amiga, deputada e pré-candidata ao senado Aline Sleutjes, que está sempre atuando nas causas da Universidade”, falou o reitor.

Também presente na reunião o presidente do Finep, agência pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação, o General de divisão Waldemar Barroso Magno Neto, que deu um panorama do trabalho da agência. “A Finep atua em toda cadeia de inovação, desde a pesquisa básica à aplicada. Para se ter uma ideia, foram cerca de 5 bilhões nos últimos 10 anos. 15 anos de investimento em laboratórios. Isso fez com o que o Brasil se desenvolvesse. E temos como missão, levar o conhecimento para a sociedade, para gerar riqueza e melhoria na qualidade de vida”, disse o General.

A deputada Aline Sleutjes falou da importância da universidade para o país, e o quanto é fundamental que as pesquisas virem ações para melhorar a vida das pessoas. “Nós queremos que as pesquisas transformem a realidade da agricultura, da saúde, da segurança pública, da educação. Precisamos colocar o conhecimento em prática pensando sempre no benefício da sociedade com educação de qualidade e com tecnologia que vire resultado, dinheiro, renda e desenvolvimento para o nosso país”, afirmou a deputada.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, falou dos desafios do ministério e do governo federal que é transformar conhecimento científico e tecnológico em riqueza e qualidade de vida. “O Paraná nos últimos anos têm se destacado na ciência e tecnologia e principalmente na questão da inovação. Nós temos realizado diversas iniciativas, seja pela CNPQ e muito pela Finep e temos percebido que o Paraná tem se posicionado de uma forma diferenciada. Na primeira chamada de apoio às startups em 2019, 40% eram do Paraná”, comentou o Ministro.

Durante o dia, os convidados foram conhecer a estrutura da universidade, e a intenção e sugestões da UTFPR para contribuir em projetos conjuntos de Pesquisa e Extensão para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas voltadas para o bem estar da sociedade brasileira.

“A vinda do ministro à Curitiba para conhecer a estrutura da UTFPR, demonstra que o presidente Jair Bolsonaro, está alinhado com o desenvolvimento do país e tem investido em novos programas e pesquisas ligadas à tecnologia e inovação”, finalizou a deputada Aline Sleutjes.