Correio dos Campos

Joe Biden anuncia doação de vacinas ao mundo; Brasil está incluído no plano

Brasil está incluso em grupo com pelo menos 13 países que receberão 6 milhões de doses via consórcio Covax Facility
4 de junho de 2021 às 09:49
(Foto: Envato)

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (03) detalhes do compartilhamento de 80 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para outros países do mundo. A distribuição deve ocorreu até o final de junho. O Brasil está contemplado neste plano de distribuição e receberá doses através do consórcio Covax Facility, aliança internacional coordenada pela ONU, para garantir acesso e distribuição mais igualitária entre os países.

O anúncio da Casa Branca informou que aproximadamente 75% das doses serão compartilhadas pelo consórcio Covax. Outros 25% serão distribuídas diretamente pelos Estados Unidos a países necessitados. Do consórcio Covax, pelo menos 6 milhões de doses devem vir para América Latina e Caribe, 7 milhões para o Sul e Sudeste Asiático e 5 milhões para a África. Há ainda prioridade para países que ainda não vacinaram trabalhadores de saúde na linha de frente da Covid e demais populações vulneráveis à doença.

“As doses restantes, pouco mais de 6 milhões, serão compartilhadas diretamente com os países que estão passando por surtos, aqueles em crise, e outros parceiros e vizinhos, incluindo Canadá, México, Índia e República da Coreia”, disse o comunicado da Casa Branca.

O governo Biden garantiu que o compartilhamento de doses não será para garantir favores ou extrair concessões. Que trata-se do puro desejo de salvar vidas e acabar com a pandemia.

Ainda não foi divulgado quantas doses serão destinadas ao Brasil, que está incluso no grupos que receberá as 6 milhões de doses através do Covax Facitily. Neste grupo também estão Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti e outros países caribenhos, além da República Dominicana.

Fonte: Ricmais

https://ricmais.com.br/noticias/saude/coronavirus/joe-biden-anuncia-doacao-de-vacinas-ao-mundo-brasil-esta-incluido-no-plano/