Correio dos Campos

Campanha contra a gripe inicia nesta segunda-feira

12 de abril de 2021 às 11:46
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Campanha Nacional contra a Influenza, o vírus da gripe, iniciou nesta segunda-feira (12) e segue até o dia 9 de julho. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% dos grupos prioritários.

Em Castro, a população deve procurar as Unidades Básicas de Saúde da Vila Rosário, Rosário, Cantagalo, Alvorada, Jeová Ribeiro, Araucária, Arapongas, Primavera, Morada do Sol, Prado Velho, Guararema, Socavão, Abapan e Tronco, no horário das 8h30 às 11h e das 13 às 16h. Quem tomou a vacina contra a Covid-19 deve respeitar intervalo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe.

Na primeira etapa que segue até o dia 10 de maio, devem tomar a vacina crianças com idade de seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores em saúde.

A segunda etapa que vai de 11 de maio a 8 de junho será para idosos com 60 anos e acima e professores.

De 9 de junho a 19 de julho a vacinação será para quem tem comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medida socioeducativa.

A secretária Maria Lidia Kravutschke destaca que é importante que os grupos prioritários tomem a vacina para ficarem protegidos de complicações decorrentes da doença. “A imunização é imprescindível para a proteção dessas pessoas, além de contribuir para reduzir internações e a sobrecarga no sistema de saúde”, disse.