Correio dos Campos

Comunidade do Abapan recebe reforma da UBS Pedro Machado

7 de abril de 2021 às 18:04
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A comunidade do Abapan e região, imimrecebeu nesta quarta-feira (7) as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedro Machado.

“Ficou ótima, com mais serviços e melhores condições de atendimento”, disse a moradora e usuária da unidade, Edna Aparecida Cordeiro.

A técnica em enfermagem, Elisabete Hornes da Silva, destacou as melhorias na UBS. “Para nós e para a população é um privilégio ter essa UBS reformada. Só temos a agradecer”, ressaltou.

A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutscke, destacou que apesar da pandemia, as obras na saúde continuam para oferecer mais estrutura em todas as unidades, além da descentralização dos serviços para agilizar o atendimento. “Promovemos uma transformação nesta UBS com mais espaço e melhores condições para nossos profissionais e usuários. Oferecemos mais serviços nas unidades para que as pessoas não precisem se deslocar. Aqui contam com fisioterapia e em breve terá uma ambulância e mais equipamentos para a urgência e emergência. Parabéns à equipe pelo trabalho que fazem aqui”, disse.

O prefeito Moacyr Fadel Junior disse que apesar da pandemia, poder entregar obras é um momento de alegria. “Esse é um momento feliz. Estamos fazendo uma transformação na saúde, levando melhorias para a população de cada região. Queremos também valorizar nossos profissionais. Continuaremos trabalhando para que cada vez mais as pessoas possam ter mais saúde e qualidade de vida”, disse.

Obras

A unidade foi ampliada em mais 161,55 m² totalizando 484,58m². As obras incluíram contenção de talude no fundo do posto, troca de cobertura, nova instalação elétrica, prevenção de incêndio, reforma e redistribuição de áreas, ampliação da sala de espera com instalações sanitárias segundo as normas de acessibilidade, execução de nova sala para fisioterapia, padronização da fachada e pintura. O investimento foi de R$ 448 mil com recursos próprios.

A UBS Pedro Machado conta com serviços de fisioterapia, odontologia com raio x, vacina, farmácia, atendimento clínico, coleta de exames, eletrocardiograma, sistema de agendamento de consultas por Tratamento fora de Domicílio (TFD) e transporte. A equipe técnica conta com três médicos, fisioterapeuta, três enfermeiros, dois dentistas, farmacêutico, além de técnicos de enfermagem, pessoal administrativo e agentes comunitários de saúde.