Correio dos Campos

Castro terá testagem rápida e vazio sanitário de quatro dias

14 de julho de 2020 às 14:41
(Foto: Reprodução/internet)

IMPRENSA/Castro – A partir de terça-feira, 21 de julho, o município de Castro inicia projeto de testagem rápida do Covid-19 em parte dos residentes do município.

A medida foi oficialmente anunciada hoje pelo prefeito de Castro, Moacyr Fadel Junior, com o objetivo de identificar como está a circulação do vírus no município.

Por conta do projeto de testagem a partir de terça (21), o município irá decretar um vazio sanitário pelo período de quatro dias, iniciando na sexta-feira (17) até segunda-feira (20). Nesse período, o comércio estará fechado, funcionando apenas serviços essenciais que serão divulgados em decreto até a próxima quinta-feira. “É importante termos as pessoas isoladas nesse período para diminuir a chance de o resultado dos exames darem falso-negativo”, explica o prefeito

A ação de testagem rápida deve ser realizada em todos os servidores municipais, 50% das residências dos municípios – sendo testado um morador de cada uma dessas residências, além de testagem realizadas por empresas do município que aderirem à ideia. “Através dessa ação, teremos um diagnóstico mais preciso da atual situação da doença no município de Castro e poderemos definir novas estratégias de ação”, explica.

De acordo com informações da secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutchke, o trabalho de testagem rápida será realizado por empresa vencedora de processo licitatório, sob a fiscalização da secretaria e do Conselho Municipal de Saúde.

Conforme Maria Lídia, as abordagens nas residências serão realizadas através de um mapeamento por região, que será organizado pela Secretaria Municipal de Saúde. “Infelizmente não temos como testar toda a população, mas queremos alcançar o maior número de pessoas possíveis para identificar de forma mais clara a presença do vírus, principalmente entre os assintomáticos que já foram infectados,” ressalta.

No início do mês de junho, o projeto foi apresentado para representantes do comércio, Ministério Público e grandes empresas do município, com o objetivo de viabilizar uma parceria entre os setores para que também disponibilizem o teste rápido para seus colaboradores. “Com isso, conseguiremos abranger ainda mais moradores de Castro e teremos dados ainda mais concretos”. A ação deve trazer resultados finais e tabulados em período aproximado de 15 dias.