Correio dos Campos

Prefeitura lança projeto para testagem do Coronavírus

8 de junho de 2020 às 14:27
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Prefeitura Municipal de Castro apresentou na manhã desta segunda-feira (08) para representantes de indústrias, empresas, entidades do comércio e Ministério Público projeto para testagem rápida do Covid-19 em parte dos residentes do município de Castro.

Conforme informações apresentadas pela secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutchke, o objetivo desse projeto é implantar e promover a testagem no maior número possível de pessoas residentes no município para identificar a circulação do vírus, tomando assim as medidas cabíveis.

Conforme a secretária, a intenção é realizar parcerias entre as empresas, comércio e Prefeitura de Castro para testar até 10 mil moradores para melhor monitoramento da situação epidemiológica do município. “Através desse projeto, a Prefeitura pretende testar pessoas em 20% dos imóveis do município, com um teste por residência, abrangendo todos os bairros de Castro. Assim poderemos ter um diagnóstico preciso da atual situação da doença no município e definir nossas estratégias de ação”, explica.

Além da testagem desse público, a ideia do projeto é testar também todos os servidores municipais e ampliar a ação para a iniciativa privada, com testagem também em funcionários de indústrias e empresas da cidade.

O prefeito de Castro, Moacyr Fadel Junior, destacou a importância do apoio e participação dos segmentos privados da sociedade castrense para a ampliação do monitoramento de possíveis casos. “Com essa testagem, teremos um diagnóstico mais claro da realidade de Castro. Com o apoio das empresas, teremos mais condições ainda de visualizar como está a circulação do Coronavírus por bairro, trabalhando assim, com mais segurança nas ações públicas”, destacou o prefeito.

Projeto

Esse projeto de testagem para Covid-19 será dividido por fases, que envolvem a elaboração de edital para credenciamento de empresas interessadas em prestar o serviço de testagem, a aplicação dos testes rápidos, a tabulação dos dados pela Secretaria Municipal de Saúde, a apresentação dos relatórios finais com o diagnóstico e, assim, as próximas medidas e estratégias de contenção da doença. “É uma ação importante, principalmente para termos melhores ferramentas de trabalho e podermos traçar a realidade do nosso município, além de apoiar nossas empresas e nosso comércio e em conjunto decidirmos o que é melhor”, ressalta Fadel.

Os representantes do comércio farão análise do projeto para confirmar a adesão.