Correio dos Campos

Veículos do transporte escolar passam por vistoria

29 de janeiro de 2020 às 10:15
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – A Diretoria de Segurança Pública, por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comutran) está realizando vistoria nos veículos que fazem o transporte escolar público em Castro. A inspeção iniciou na segunda-feira (27) e segue até sexta-feira (31) no Parque Lacustre.

A vistoria por objetivo conferir os equipamentos obrigatórios de segurança como tacógrafo, sinalização e iluminação, bancos, cintos, extintores de incêndio, pneus, freios, abertura de janelas e demais itens de acordo com todas as normas estabelecidas pelo Detran, Contran, Comutran e Código de Trânsito Brasileiro.  A vistoria segue até sexta-feira (31), no Parque Lacustre.

Serão inspecionados 103 veículos que prestam serviços ao município e 80 veículos particulares. Após a vistoria, eles recebem um selo que é colado no para-brisa para que os pais dos alunos possam fiscalizar.

Outras duas vistorias já foram feitas este ano. Uma delas pelo Detran para emitir a autorização de uso do veículo com transporte escolar e outra pelas empresas cadastradas pelo Inmetro para garantir que os veículos estão em total condições de rodar.

O Departamento de Transporte Escolar fiscaliza também documentos dos condutores desses veículos como idade mínima de 21 anos, habilitação na categoria D ou E, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os 12 últimos meses, possuir Certidão Negativa do Registro de Distribuição Criminal, aprovação nos cursos especializados de transporte de passageiros, transporte escolar e inclusão de EAR (Exerce Atividade Remunerada) na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme os termos da regulamentação do Contran.

De acordo com diretor de Segurança Pública de Castro, Antonio Sergio de Oliveira, a vistoria é importante para que tudo possa estar em ordem até o início do ano letivo. “Mais uma vez, junto com a secretaria de educação estamos realizando esse trabalho que tem como finalidade garantir que o transporte dos alunos seja o mais seguro possível”, disse.