Correio dos Campos

Castro já conta com serviço informatizado para Carteira de Identidade

15 de outubro de 2019 às 11:42
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – O Setor de Serviços de Identificação de Castro já está funcionando totalmente informatizado para solicitação da Carteira de Identidade. A fotografia é digital e as impressões digitais são coletadas por leitor biométrico. Os documentos são escaneados e todas as informações são transmitidas instantaneamente para o Instituto de Identificação do Paraná. O processo permite celeridade na emissão do documento que deverá ser entregue no prazo de sete dias.

A instalação do sistema de Posto de Identificação Totalmente Informatizado (PATI) foi feita por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) firmado em setembro deste ano. A Prefeitura adquiriu equipamento para fotografia e leitor biométrico para digitais, além de um escâner para documentos. Até março de 2020, todos os municípios paranaenses deverão se adequar às novas regras.

De acordo com a chefe do Setor de Serviços de Identificação de Castro, Neila Rubya Stella, com o PATI, o processo será mais rápido. “O novo sistema representa economia para o munícipe e celeridade no processo. Não é preciso mais gastar com foto e utilizar tinta para as digitais. Além disso o prazo para entrega do documento reduziu de 10 para 7 dias”, disse.

Agendamento

Para solicitar a Carteira de Identidade é preciso agendar pela internet gratuitamente pelo site www.ii.pr.gov.br clicando no botão agendamento online ou na aba menu agendamento online. O requerente escolhe o posto, data e horário, preenche o cadastro e é gerado protocolo para impressão. No dia e horário do atendimento agendado, é só comparecer ao posto de atendimento.

Para solicitar a Carteira de identidade é necessário levar os seguintes documentos, de acordo com o estado civil da pessoa. Certidão de Nascimento para quem é solteiro, Certidão de Casamento, Certidão com Averbação de divórcio ou separação, Certidão de Casamento com Anotação de Óbito. CPF, PIS ou Pasep e comprovante de endereço são opcionais.

Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável (somente pai, mãe ou tutor legal) que devem apresentar Carteira de Identidade original.

A primeira via da Carteira de Identidade é gratuita. Para requerer a segunda via é preciso pagar a taxa de R$ 35,55, ou R$ 30,47 (via rápida).

O Setor de Serviços de Identificação de Castro está situado na Rua General Câmara, 23, Centro, no prédio da Diretoria Municipal de Segurança Pública.