Correio dos Campos

Escola Dalila Ayres e CRAS Consulesa implantam horta comunitária

17 de junho de 2019 às 18:20
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – As Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs) são o tema do projeto Agrinho desenvolvido na Escola Municipal Dalila Ayres pela professora Rosana Rodrigues da Silva. Em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Consulesa Helena Van Den Berg, uma horta comunitária com várias espécies de Pancs foi implantada no espaço do centro.

A equipe do CRAS, alunos da Escola Dalila Ayres e moradores do bairro se envolveram na pesquisa de campo e implantação da horta que ocupará um espaço de nove metros quadrados da área do centro. Na quinta-feira (13), a engenheira agrônoma Inajara Van Engelenhoven ministrou palestra e deu dicas importantes para o manejo da horta. Para cuidar do espaço da horta, o CRAS vai contar com a participação do grupo de idosos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF).

De acordo com a coordenadora do CRAS, Simone Aparecida Gomes, o resgate do projeto da horta tem por objetivo contribuir com a qualidade de vida por meio de atividades interdisciplinares dentro da escola e da comunidade, desenvolvendo práticas e hábitos alimentares saudáveis, além de fortalecer o convívio comunitário. “É um trabalho que envolve escola, moradores e usuários do Centro de Referência para o benefício de toda a comunidade”, disse.

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, destacou a importância do projeto. “Essa parceria é muito boa, pois assim podemos trabalhar em rede e aprimorar nossos conhecimentos, levando para os usuários novas opções de alimentação desse grupo de alimentos que poucos conhecem”, disse.