Correio dos Campos

Castro atinge 90,17% de cobertura vacinal contra a influenza

3 de junho de 2019 às 20:52

IMPRENSA/Castro – A Campanha Nacional contra a Influenza encerrou na sexta-feira (31) e Castro atingiu 90,17% de cobertura vacinal. Trabalhadores em saúde, puérperas, idosos e professores superaram a meta de 90% do público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde. Gestantes e crianças atingiram 88,38% e 80,96%, respectivamente.

De acordo com a supervisora de Vigilância em Saúde, Marielen Wieczoreck Nocera, com o fim da campanha, a vacina estará disponível para a população em geral, no entanto, serão apenas mil doses que chegarão na quarta-feira (5). “Estamos satisfeitos com o resultado da campanha, que no geral foi muito bom. Por enquanto não temos mais vacina nos postos. Estamos aguardando o envio do novo lote”, disse.

Sintomas

A Influenza é caracterizada por um início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode durar duas ou mais semanas. A maioria das pessoas recupera-se da febre e de outros sintomas dentro de uma semana sem necessitar de cuidados médicos. Complicações ou morte podem ocorrer especialmente em pessoas de alto risco. Ocorre também aumento nas taxas de hospitalização por pneumonia.

A transmissão do vírus ocorre principalmente por meio de contatos com as partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a gripe como cobrir o nariz e a boca enquanto espirrar ou tossir, não tocar a boca e o nariz, lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool gel 70%, arejar os ambientes mantendo as janelas abertas, não ficar muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas e manter hábitos saudáveis como comer e dormir bem, além de fazer exercícios.