Correio dos Campos

Festival de Capoeira reúne lutadores de vários estados

26 de novembro de 2018 às 19:26
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Prefeitura Municipal de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude realizou no último final de semana, mais um Festival de Capoeira Canaã. O encontro de capoeiristas que aconteceu no Ginásio de Esportes Douglas Pereira começou na sexta-feira (23) e terminou no domingo (25).

O festival está em sua décima sexta edição e todo ano acontece em novembro, quando é celebrado o mês da consciência negra. “Há anos esse encontro é feito em Castro e é tradicional no município, inclusive faz parte da grade de programações anuais da secretaria”, comentou o mestre de capoeira Jadisson Oliveira.

Participaram do evento mestres, contramestres e capoeiristas do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Todos essas presenças especiais que tivemos são integrantes de um mesmo grupo de capoeira e que sempre está conosco para celebrar esse festival. Começamos com um aulão na sexta-feira; no sábado foram realizados os batizados dos lutadores, que fizeram trocas de cordéis, subiram de grau na capoeira e terminamos no domingo com uma ótima palestra no Centro da Juventude. Mais uma vez, o evento foi um sucesso e só temos a agradecer a todos que nos apoiaram e participaram”, ressalta Jadisson.

Gente Miúda

Jadson também coordena o Projeto Gente Miúda que une polos da Vila Rosário, Jardim Primavera, Vila Rio Branco entre outros bairros do município totalizando 150 alunos que praticam capoeira.