Correio dos Campos

Ginásio Wilson Schoembaecler vai atender moradores do Padre Piva e região

9 de agosto de 2018 às 15:54

IMPRENSA/Castro – As regiões do Padre Piva, Vila Operária, Cantagalo e Pandorf passam a contar a partir desta quinta-feira (9) com mais um espaço para a prática de esportes e lazer. A Prefeitura entregou as obras de reforma do Ginásio Wilson Schoembaecler que foi totalmente reestruturado com troca de piso, telhado, tabelas, reforma e acessibilidade nos banheiros, pintura interna e externa, além de uma academia ao ar livre e um parque infantil. O investimento com recursos próprios foi de R$ 78 mil.

O secretário municipal de Esporte e Juventude, Marcos Vinicios de Rocco, destacou que comunidade ganha um local totalmente adequado para prática de esportes. “O ginásio vai beneficiar a comunidade do Padre Piva e outras no entorno que poderão utilizar o local a partir de agora. Estamos felizes em ver que o esporte castrense é valorizado”, disse.

O vereador Miguel Zadhi Neto, autor do projeto que deu o novo nome ao ginásio, ressaltou que o esporte tira a criança da rua e da violência. “É muito bom ver que Castro ganha mais este espaço que vai atender crianças, jovens e adultos para que possam praticar mais esporte. A homenagem a Wilsinho é muito justa, pois ele foi muito atuante no esporte castrense”, destacou.

Representando a família, o neto de Wilson, Pedro Schoembaecler agradeceu a homenagem. “Meu avô foi um exemplo de dignidade no esporte”, disse.

O prefeito Moacyr Fadel Junior ressaltou que o ginásio, que estava fechado há quatro anos, vai beneficiar uma grande parcela dos moradores do bairro Padre Piva e de outros, além dos alunos da Escola Municipal Lourival Leite de Carvalho. “O esporte contribui para tirar as pessoas das drogas e melhora a qualidade de vida. Esse é o nosso objetivo. Trabalhar para que a nossa população tenham mais qualidade de vida. Estamos muito felizes em entregar hoje o ginásio para a comunidade, que com certeza, vai aproveitar muito”, finalizou.

O evento contou ainda com apresentação de dança dos alunos da Escola Municipal Lourival Leite de Carvalho.

Homenagem

O castrense Wilson Schoembaecler, que dá nome ao ginásio, era conhecido como Wilsinho e por muitos anos se envolveu no esporte castrense. Foi jogador de futebol amador pela equipe do Ipiranga, fundou o Santos Futebol Clube, em Castro, do qual foi técnico. Entre os anos 80 e 90 o Santos consagrou-se diversas vezes campeão do Campeonato Amador de Castro e o time representou o município na Taça Paraná, campeonato organizado pela Federação Paranaense de Futebol.

Wilson incentivava também a formação de novos atletas, atuando em categorias de base. Foi também presidente da Liga Castrense de Futebol. Faleceu aos 76 anos em 2012.