Correio dos Campos

Pedalada celebra 85 anos da Colônia Terra Nova

20 de julho de 2018 às 16:51

IMPRENSA/Castro – Ciclistas de Castro e região participam neste sábado de pedalada em comemoração aos 85 anos da Colônia Terra Nova. O evento está sendo promovido pela Prefeitura de Castro, por meio da Diretoria de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura.

O percurso de 40 quilômetros sai do Parque Lacustre, às 14 horas, em direção à Colônia Terra Nova e arredores, e retorna ao parque. Haverá pontos de apoio no trajeto e para quem não quiser voltar pedalando, haverá transporte.

O diretor de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, Augusto Beck, destaca que a ideia é que os atletas aproveitem para fazer turismo contemplativo, além de comemorar o aniversário da Terra Nova. “A Colônia Terra Nova é de grande importância para Castro, pois seus imigrantes contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Para quem ainda não conhece a colônia, a pedalada é uma boa oportunidade. Todos estão convidados”, disse.

Na Colônia Terra Nova os atletas poderão aproveitar para visitar o Museu do Imigrante Alemão e degustar bolos, tortas e café vendidos no local.

Comemoração

A Colônia Terra Nova está comemorando 85 anos de fundação. Em 1933 chegaram os primeiros alemães que insatisfeitos com a ascensão do nacional socialismo de Hitler buscavam uma nova vida. Além disso, havia o incentivo de benefícios concedidos pelo governo brasileiro, o clima propício e o solo fértil para a agricultura.

Até 1938, cerca de 150 imigrantes chegaram à Colônia Terra Nova. Mas muitos deles não se adaptaram a nova vida e foram para outros locais ou voltaram para a Alemanha. Atualmente, 50 famílias de origem alemã vivem na Colônia que também abriga moradores de outras etnias.

Na Colônia a tradição é mantida com aulas de alemão para as crianças e missas com cânticos e liturgia na língua alemã. No Natal são feitas bolachas natalinas, panetones alemães, presépios e as músicas natalinas são cantadas em alemão tanto em família, quanto na comunidade.

Há ainda o grupo de danças “Sonnenstrahl”, o Museu do Imigrante Alemão, o Clube Recreativo e Cultural 25 de julho, e a Associação Cultural de Preservação da História e Ecologia da Terra Nova. Um grupo de pessoas se reúne todo primeiro domingo do mês para cantar músicas folclóricas.

Durante o ano a comunidade promove almoços e jantares com comida típica alemã, além de cafés coloniais com bolos e tortas típicas.

Programação

No domingo (22) haverá almoço com comida típica alemã no Clube Cultural e Recreativo 25 de Julho, exposição na Escola da Terra Nova com venda de tortas e bolos. A música fica por conta da Banda Die Lustigen Musikanten.