Correio dos Campos

Natureza Feliz – Povo Feliz tem a participação de mais de mil pessoas

24 de novembro de 2017 às 14:00

IMPRENSA/Castro – A quinta edição do projeto Natureza Feliz – Povo Feliz realizada no Socavão na quinta-feira (23), mobilizou 95 homens do 5º Esquadrão de Cavalaria Blindado, além de funcionários das secretarias municipais de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Esporte e Juventude, Saúde, Interior, Família e Desenvolvimento Social somando cerca de 200 pessoas envolvidas no evento e mais de mil participando das atividades oferecidas.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde foram oferecidos serviços de orientação médica, odontológica, nutricional, testes rápidos, teste de glicemia, e aferição de pressão. As crianças receberam orientação sobre higiene bucal, fizeram escovação no escovódromo e ganharam escovas de dente.

Muitos moradores aproveitaram para cortar o cabelo, um dos serviços prestados pela Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, além do atendimento dos serviços básicos do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Mais de 600 unidades de cachorro-quente acompanhado de suco foram servidos para quem estava no evento.

Para as crianças teve filme abordando a destinação correta de resíduos e ainda o conceito reduzir, reutilizar e reciclar materiais, tudo com direito a muita pipoca. A recreação foi comandada pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude que também foi responsável pela doação de alimentos e infraestrutura para o almoço servido para 200 pessoas.

O 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado montou barracas com exposição de materiais do exército, orientação médica e odontológica.

A Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, com apoio da Secretaria Municipal de Interior, responsável por ceder máquinas, cascalho e caminhões, promoveu ações de limpeza, patrolamento e cascalhamento em todas as ruas da vila, tapa-buraco, manilhamento no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pequeno Reino, conserto de cinco caixas de bueiro, pintura de meios-fios, do muro do cemitério, poda de árvores, varrição de ruas e roçada na maioria das ruas e terrenos públicos. No total foram feitas dez viagens com caminhões carregados com material lenhoso, entulho, móveis e volumosos, e materiais recicláveis.

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, mais de mil alunos das escolas Fabiana Pimentel, José Nery Carneiro de Nápoli e CMEI Pequeno Reino receberam palestra e filme sobre a importância de reciclar e cuidar do meio ambiente. Também foram expostos os projetos desenvolvidos nas escolas e que foram selecionados e premiados no programa Agrinho.

Sucesso – A operação realizada no Socavão foi a quinta do ano. As atividades iniciaram em julho e já foram atendidas 12 mil famílias nas ações de limpeza e embelezamento dos bairros, além de mais de três mil crianças que receberam orientações sobre a importância de reciclar. A Prefeitura conseguiu eliminar dois lixões.

Para o secretário municipal de Obras, Serviços Público e Meio Ambiente, Paulo Nocera, a população aceitou muito bem a ideia do projeto e colaborou muito para o sucesso das operações. “Estamos satisfeitos com os resultados. A população tem colaborado com as ações e tem mantido os bairros limpos. Nós pedimos que continuem assim, enviando entulho para os ecopontos e não acumulando lixo. No trabalho desenvolvido com as crianças plantamos uma semente que certamente vai resultar em um futuro melhor para elas quanto à preservação do planeta. Para o sucesso da operação também contamos com a parceria das secretarias de Educação, Esporte e Juventude, Saúde, Interior e Família e Desenvolvimento Social. Agradecemos a todos que colaboraram e em especial, ao 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado que vem apoiando a prefeitura em todas as edições do evento. Essa participação, sem dúvida é de suma importância”, avaliou.