Correio dos Campos

30º JECA – Badminton tem crescimento de participações

8 de novembro de 2017 às 19:15

IMPRENSA/Castro – Pela quarta vez consecutiva, os Jogos Estudantis de Castro (JECA) oferecem aos alunos das instituições de ensino público e particular a modalidade de badminton. O esporte é caracterizado por ser um misto de tênis e vôlei de praia, jogado com uma peteca e raquete. Na 30ª edição dos JECA, a modalidade teve 101 participações contra 74 no ano passado.

De acordo com a organização da competição, o esporte foi incluído na programação do Jeca devido ao aumento de popularidade da modalidade. “É um esporte olímpico e, mesmo não sendo tão fácil quanto parece, é de fácil recurso, pois necessita apenas de uma peteca e uma raquete. Achamos interessante também essa modalidade, pois ela exige várias habilidades como agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física”, comenta o secretário de Esporte e Juventude Marcos Vinicios de Rocco.

“Ficamos felizes com o sucesso do badminton. No primeiro ano em que ele foi inserido nos jogos, em 2014, já tivemos êxito, depois daí a procura pelo esporte veio só aumentando”, disse o coordenador dos Jogos Ismael Babi Filho.

Os Jogos Estudantis de Castro são promovidos pela Prefeitura de Castro, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude. Além do patrocínio oferecido pela empresa Cooperativa Castrolanda anualmente, os jogos também contam com o importante apoio da empresa Pincéis Tigre.

História

No Brasil, a prática do badminton tornou-se competitiva a partir de 1983, quando foi disputada a primeira edição da Taça São Paulo. A Confederação Brasileira de Badminton, entretanto, só seria fundada dez anos depois, em 1993. Hoje, a entidade conta com 15 federações filiadas. Já a Federação Mundial tem 179 países filiados.
A entrada oficial do badminton nas Olimpíadas, com entrega de medalhas, é recente. A primeira participação foi em Barcelona, em 1992. A estréia do Brasil nos jogos foi no Rio em 2016.