Correio dos Campos

Professora de Castro vence etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil

Josane do Rocio Bakai, do Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello, de Castro (PR), concorreu com o relato da prática pedagógica “Por que os jovens ainda escolhem a docência como profissão?”
20 de outubro de 2017 às 15:19

O relato da prática pedagógica “Por que os jovens ainda escolhem a docência como profissão?“ destacou a professora da rede estadual Josane do Rocio Bakai, do Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello, de Castro (PR), como a vitoriosa da etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil. Organizado pelo Ministério da Educação, o prêmio visa contemplar experiências bem-sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública. O relato é resultado das intervenções realizadas com alunos do curso de Formação de Docentes daquele município.

Com a proposta de desenvolver o projeto “A formação docente e continuidade na carreira profissional: desafios e possibilidades”, Joseane ingressou, em 2016, no Programa de Desenvolvimento Educacional. Na condução do tema, aluna teve orientação da professora doutora Vera Lucia Martiniak, do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UEPG – na linha História e Políticas Educacionais. A orientadora faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade de Campinas).

O prêmio Professores do Brasil reconhece projetos que buscam a melhoria da qualidade do ensino brasileiro. Joseane Bakai concorrerá na etapa regional Sul, quando serão premiados trinta professores nas categorias Creche, Pré-Escola, Ciclo de Alfabetização: (primeiro, segundo e terceiro anos; quarto e quinto anos; e sexto ao nono ano) – e ensino médio, além das categorias especiais. Cada um receberá R$ 7 mil, troféu e uma viagem de oito dias para a Irlanda, em 2018, para participar de capacitação custeada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

(Por Marilia Woiciechowski)