Correio dos Campos

Prefeitura renova convênio para o Proerd

10 de maio de 2017 às 16:48

O prefeito Moacir Fadel Junior assinou nesta terça-feira (9), pela manhã, a renovação por mais quatro anos do convênio com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), para o desenvolvimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd.

Pela primeira vez em Castro o Proerd vai alcançar 100% das crianças do quinto ano do ensino fundamental, incluindo as escolas do campo que já estão recebendo o programa desde março. Ao todo, 1100 alunos serão atendidos.

De acordo com o tenente Saulo Vinicius Hladyszwski, da 5ª Companhia da Polícia Militar, o Proerd é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o maior programa de prevenção primária contra as drogas e que está presente em mais de 80 países com a mesma filosofia. “Durante os encontros os alunos aprendem a se manter longe das drogas e fazer escolhas saudáveis para a vida deles. Esse aprendizado eles levam para toda a vida”, destacou.

A secretária municipal de Educação de Castro, Rejane de Paula Nocera, avaliou que o programa não fica restrito às salas de aulas. “Essa conscientização dos alunos para  acaba sendo levada para as famílias e nossas crianças são as multiplicadoras das informações que recebem”, disse

O prefeito Moacyr Fadel Junior destacou que o Proerd é um programa que desenvolve ações que trazem excelentes resultados de longo prazo. “É um dos projetos que mais valorizo porque ensina valores, disciplina e prepara as crianças para enfrentarem situações críticas como resistir às drogas e a violência. Estamos resgatando mais uma vez esse projeto e ficamos felizes em saber que 100% dos nossos alunos do quinto ano terão oportunidade de participar”, disse.

Programa

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) – começou em 1982, na cidade de Los Angeles, EUA, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro e foi difundido para outros Estados brasileiros. No Paraná iniciou no ano de 2000.

É tido hoje como o melhor programa em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde está implantado.
O Proerd  é desenvolvido nas Escolas por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, e através de metodologia especialmente voltada para crianças, o policial passa a mensagem de valorização à vida e à importância de se manter longe das drogas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião que prestam o compromisso de se manterem afastados e longe das drogas.