Correio dos Campos

Prefeitura de Castro lança “Maio Amarelo” nesta sexta-feira

4 de maio de 2017 às 16:37

A Prefeitura de Castro, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública em parceria com o Detran, lança nesta sexta-feira (5), mais uma edição do “Maio Amarelo”, movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito que este ano tem como tema “Minha Escolha Faz a Diferença”. A solenidade acontecerá às 9h30, no auditório da secretaria.

Ao longo do mês órgãos e entidades desenvolverão ações como palestras, passeio ciclístico, blitz educativa para pedestres e motoristas, e videoconferências.

A coordenadora do Maio Amarelo, Sonia Salete Braga, disse que a ideia é mobilizar o maior número de pessoas para participar das atividades. “Queremos aprofundar as questões da segurança, da legislação e de que forma podemos contribuir para a redução de acidentes e mortes no trânsito”, diz.

“A ideia é debater com a sociedade, levar informação e conscientizar dos cuidados que todos nós, pedestres e motoristas temos que ter em respeito à vida”, explica o diretor da secretaria, Antonio Sergio de Oliveira.

Movimento

Criado em 2011, o Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Símbolos

O laço amarelo, símbolo do movimento, é um sinal conhecido do mundo inteiro como algo a se engajar. A cor foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo. E a escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011.

Parcerias

O Maio Amarelo conta com a parceria das secretarias municipais de Segurança Pública, Esporte, Educação, Indústria, Comércio e Turismo; Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comutran); Zona Verde; Guarda Municipal de Castro; Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; Exército Brasileiro; Detran; Viação Iapó; autoescolas; despachantes; fábricas de placas; clínicas de psicologia; Rádio Antena Sul FM; Rádio Castro; escolas municipais, estaduais e particulares e Associação Comercial de Castro (Acecastro).

 

Cronograma de atividades

5 – Abertura oficial as 9h30 na Secretaria Municipal de Segurança Pública.

5 – 10h30 – Palestra para condutores de veículos escolares (vans)

5,12,19 e 26 – Videoconferência para alunos do 4º e 5º anos sobre o Maio Amarelo

9 a 29 – Palestras em escolas municipais para crianças de 3º e 4º anos sobre conscientização no trânsito.

12, 13 e 14 – Eventos no Parque Lacustre com jogos, danças e cama elástica.

14 – Eventos no Parque Lacustre com orientação da Viação Iapó e Corpo de Bombeiros.

19 – Blitz educativa para pedestres com as agentes de trânsito e Guarda Municipal, às 10 horas na Rua Dr. Jorge Xavier da Silva.

21 – Pedalada Castro Cidade Mãe do Paraná, às 8h30, com saída e chegada no Parque Lacustre.

26 – Blitz educativa para motorista às 15h30 em frente ao Detran.

27 – Caminhada com o Muxirão, CEJU e escolas saindo às 8 horas da Praça Senador Souza Naves até a Rua Dr. Jorge Xavier da Silva.

27 – Passeio Ciclístico às 9 horas saindo da Prainha até o Parque Lacustre.