Correio dos Campos

Porcos mortos são encontrados em rio no Paraná

Caso aconteceu em Carambeí. Segundo prefeitura, animais foram recolhidos do rio com pá carregadeira. Autoria do crime ambiental não foi identificada.
28 de julho de 2022 às 09:00
(Foto: Prefeitura de Carambeí)

Dez porcos mortos foram encontrados no rio Boqueirãozinho, em Carambeí, nos Campos Gerais. A remoção dos animais foi feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que precisou utilizar uma pá carregadeira.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Carambeí, o caso aconteceu no último dia 23, mas foi divulgado apenas nesta quarta-feira (27). A fiscalização chegou aos animais a partir de uma denúncia de um morador da região.

Ainda segundo a secretaria, uma cooperativa agroindustrial local fez uma inspeção para tentar identificar a origem dos animais, e concluiu que os porcos encontrados são menores que os animais criados por produtores cooperados. Mesmo assim, disse que abrirá um processo de investigação mais aprofundado internamente.

O secretário de meio ambiente Valdemar Bartmeyer alertou para que a população fique atenta com relação a ações que contaminam os rios, ressaltando que situações como a registrada no Boqueirãozinho caracterizam crime ambiental, passível de prisão de um até quatro anos ou multa, que varia ente R$ 500 e R$ 13 mil.

A prefeitura não informou se o caso foi reportado à polícia.

Fonte: G1