Correio dos Campos

Elisangela diz que aparelho de raio-x será bem-vindo

11 de março de 2022 às 19:47
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Sobre o anúncio do secretário estadual e deputado federal licenciado, Sandro Alex, sobre destinação de um aparelho de raio-x para Carambeí, a prefeita Elisangela Pedroso informou que ainda não foi comunicada oficialmente a data da destinação do equipamento, mas aguarda com grande entusiasmo, já que o equipamento será um aporte importante diante da construção de um novo Pronto Atendimento de Saúde 24 horas. “Será bem-vindo e de muita utilidade principalmente para os atendimentos de urgência e emergência”, disse.

Juliane Dorosxi, secretária de Saúde, destacou que o Município não possui atualmente a estrutura necessária para abrigar o aparelho, e por isso terceiriza a realização dos exames. “No primeiro ano de gestão, nós identificamos um valor astronômico gastos nos exames laboratoriais, incluindo o de raio-x. Então, a orientação do Tribunal de Contas do Paraná (TCE) foi para que os municípios façam as contratações de exames e consultas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, evitando um gasto maior com contratações paralelas”, explicou.

A partir daí, a Juliane explica que todos os exames e consultas, que são de gestão do Município, são marcadas via consórcio. “Os exames de urgência e emergência não seguem essa regra, neste caso, o de raio-x, nós temos um contrato exclusivo para dar agilidade aos atendimentos”, disse.

A aquisição do aparelho de raio-x já estava prevista pelo Município, uma vez que a Prefeitura de Carambeí está projetando a construção do novo Pronto Atendimento (PA).