Correio dos Campos

Carambeí terá mais um médico para atender demanda do covid-19

21 de janeiro de 2022 às 17:51
(Foto:Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Saúde de Carambeí anunciou que a partir desta sexta-feira, dia 21, passa a atender com mais um médico plantonista no Centro Municipal de Saúde Otávio Pedroso de Oliveira. Nos últimos dias, houve aumento da demanda diante do surgimento de casos da variante Ômicron, da Covid-19, e da gripe H3N2.

Juliane Dorosxi, secretária de Saúde, explica que o terceiro médico atuará o tempo necessário para normalizar os atendimentos. Atualmente são dois médicos que prestam atendimento de urgência e emergência, sendo que o terceiro profissional atenderá de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. “O Município de Carambeí está apresentando uma série de soluções neste momento delicado, que há um aumento significativo de pacientes infectados. Somos a única cidade na região a abrir demanda livre de testagem covid para a população de qualquer idade. Iniciamos a chamada da terceira dose de vacinas e faremos uma nova repescagem para quem não recebeu nenhuma dose. Estamos trabalhando para dar agilidade nos atendimentos, principalmente, na ala respiratória, mas, a demanda de pacientes triplicou. O sistema de saúde está muito comprometido aqui e em todo país”, frisou.

Juliane pede que a população entenda que, além dos atendimentos na ala respiratória, o Centro Municipal de Saúde é um ambiente de emergência, e a previsão é que nas próximas duas semanas haja um pico maior de contágio por Covid-19. “Cada paciente que chega passa pela triagem onde é avaliado. Muitos acabam por esperar horas, porque chegam casos de emergências, inclusive com risco de morte que exige rapidez e atenção exclusiva da equipe. Nesta semana, por exemplo, tivemos a sala de emergência ocupada por dois casos extremamente delicados e que esperavam vagas em hospitais. Temos funcionários positivados e os que estão trabalhando se sobrecarregam. É difícil, mas todos precisam entender esse cenário complexo em que nos encontramos”, disse.