Correio dos Campos

Parque Histórico lança podcast sobre alimentação na Idade Média

20 de outubro de 2021 às 15:06
(Foto: Divulgação/Parque Histórico de Carambeí)

COM ASSESSORIAS – Alimentação na Idade Média é tema de podcast gravado para o programa Papo de Museu do Parque Histórico de Carambeí. O bate-papo virtual realizado por Felipe Pedroso que é historiador e coordenador cultural do museu contou com a participação do historiador Renato Toledo Amatuzzi, doutorando em História pela UFPR e especialista em história da alimentação medieval. Para ouvir o podcast que integra a programação do museu para a Feira Medieval virtual, realizada neste ano, é só acessar o link https://spoti.fi/3DNAeGK.

“Foi enriquecedor poder conversar sobre o tema com alguém com tanta propriedade, como o historiador Renato Toledo Amatuzzi. Assim como os demais episódios lançados especialmente para a Feira, esse não poderia ser diferente, também se discutiu fatos errôneos que acabaram por se naturalizar no imaginário popular sobre o que seria de fato a Idade Média, neste caso, a alimentação medieval”, Pedroso ficou animado com o lançamento do material, no qual também foi apresentado alguns mitos representados como verdades nesse período.

O coordenador cultural afirma que é importante dialogar sobre o tema, pois muitos dos produtos que são apresentados como alimentos da Idade Média não fazem parte da temporalidade e do próprio contexto geográfico. “Desconstruir essas narrativas e questioná-las é muito importante, esse é um dos papéis de um historiador. A alimentação medieval está cercada por elementos que a caracterizam como rústica e primitiva, a imagem de um banquete comumente está associada a alimentos mais robustos, como abóbora, melancia, batata, milho. No entanto, nenhum desses alimentos existia no ocidente medieval, é uma falsa ideia anacrônica que foi criada e imaginada.”

Pedroso convida todos os apaixonados por Idade Média para ouvir o podecast. “Esse podcast é para todos aqueles que se interessam pela temporalidade do medievo, para os frequentadores da feira e do nosso já tradicional banquete. Garanto aos ouvintes que essa será uma conversa deliciosa de ouvir, literalmente.”