Correio dos Campos

Carambeí aplica dose reforço nesta quarta-feira para público de 75 anos ou mais e imunossuprimidos acima de 18 anos

28 de setembro de 2021 às 17:21
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – Amanhã, quarta-feira,29, é dia da terceira dose de vacina contra Covid-19 para todos os cidadãos com 75 anos e mais. Também receberão a terceira dose as pessoas acima de 18 anos com doenças imunossuprimidas, comprovadas através de declaração médica. A aplicação da terceira dose para esses públicos independe da marca do imunizante que já receberam nas duas doses anteriores. A vacinação acontecerá das 8h30 às 12h00 na Rodoviária Municipal.

A enfermeira responsável pela Atenção Primária a Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Tatiana Ricci esclarece que os indivíduos imunossuprimidos são aqueles que passaram por um transplante, portadores de HIV, com neoplasias, em hemodiálise, uso de corticosteroides 20mg prednisona ou equivalente por 14 dias, imunodeficiência primária grave, quimioterapia, doenças intestinais inflamatórias, em uso de drogas modificadoras de resposta imune e com doenças imunomediadas inflamatórias.

Tatiana Ricci lembra que as vacinas são seguras e essenciais para combater a pandemia, sendo a única forma de evitar que mais pessoas sejam internadas, tenham sequelas ou até mesmo venham a óbito. “Então pedimos para que esse grupo de 75 anos e mais e também os imunossuprimidos compareçam para receber essa terceira dose, que é um reforço. Pedimos também para que tenham em mãos a carteira de vacinação e o CPF e ainda para os imunossuprimidos a declaração médica”, reforma a enfermeira.