Correio dos Campos

Pandemia agrava fila por especialidades na saúde

23 de junho de 2021 às 18:18
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Enquanto profissionais da saúde se desdobram para atender casos de covid e suas sequelas, a população que necessita de especialidades pena pela falta de atendimento. “Neste momento em específico, todas as nossas demandas de especialidades estão reprimidas, pois com a pandemia, muitos serviços eletivos ficaram paralisados”, explica a secretária de saúde de Carambeí, Juliane Dorosxi.

Conforme a secretária, apesar de alguns serviços terem sido retomados, ainda não estão com capacidade de oferta de 100%. “Até mesmo em virtude de médicos especialistas estarem afastados por serem integrantes do grupo de risco”, relata. Devido a situação, a demanda reprimida de serviços eletivos, consultas ou exames especializados e procedimentos cirúrgicos, acabaram por ficar sem serviços de referência para sua execução.

Com o intuito de analisar a demanda reprimida de seu município, a secretária de saúde de Carambeí esteve reunida com a diretoria do Consórcio intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) na terça-feira. “A pandemia fez com que os profissionais da saúde pública ficassem focados no atendimento da covid-19, e alguns serviços, como do Consórcio, foram suprimidos devido aos riscos, principalmente, do transporte sanitário”, esclarece a diretora, Pâmella Costa, contando que por isso os pacientes considerados crônicos tiveram sua situação de saúde agudizada.

No momento, a intenção dos gestores é buscar alternativas para esses atendimentos. “Sabemos da obrigatoriedade dos municípios manterem os serviços da Atenção Primária, mas é necessário a continuidade, em muitos casos, pela Atenção Secundária ou ainda Terciária. Com isso, é que tenho buscado desenvolver tratativas para solucionar os problemas de saúde do meu município, através do Consórcio de Saúde”, salienta a Secretária. “Estou em contato com os municípios para verificar suas demandas, já que uma das metas do Consórcio é aumentar o rol de especialidades”, explicou a diretora, destacando que o objetivo é o fortalecimento do CimSaúde na região.

Qualicis

Além da demanda reprimida, as gestoras de saúde debateram outros temas como a Ficha deProgramação Orçamentária (FPO) e o Qualicis, novo programa do Governo de Estado, de qualificação dos Consórcios de Saúde Pública. O Qualicis trará Linhas de Cuidados que devem ser adotadas pelos Consórcios. “Será uma nova configuração das Redes de Atenção à Saúde que atuávamos até o ano passado”, esclarece a diretora, antecipando que este deve amenizar a situação crítica das especialidades neste momento de pandemia.

Ainda não há previsão do início dos atendimentos por meio do Qualicis, já que o contrato está no departamento jurídico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mas os municípios aguardam o mais breve. “Carambeí com certeza vai fazer bom uso dessas linhas de saúde e com isso ganharemos muito. Poderemos contar com mais essa ferramenta para melhorar o atendimento para com a população”, avalia a gestora Juliana, que é integrante do Grupo Técnico Consultivo (GTC) do Programa junto à 3ª Regional de Saúde.