Correio dos Campos

Carambeí segue calendário de vacinação do Estado

29 de abril de 2021 às 18:12
(Foto: Reprodução)

COM ASSESSORIAS – A vacina contra a gripe influenza acontece anualmente no Brasil, mas em 2021 o calendário deve ser observado com cautela pois vai coincidir datas com a vacina da COVID-19 para algumas faixas etárias de idosos.

A prefeitura municipal de Carambeí, através da Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta para a população, pois a vacina da gripe influenza H1N1 deste ano seguirá o calendário da SESA – Secretaria de Estado da Saúde, onde estamos na Primeira Fase – de 12 de abril à 10 de maio. O local desta vacinação o Centro Municipal de Saúde e o CCI – Centro de Convivência do Idoso.

Nessa fase estão sendo imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade(5anos,11meses e 29 dias), as gestantes, puérperas, povos indígenas e os trabalhadores da saúde. Para estes trabalhadores da Saúde, a prefeitura de Carambeí ainda aguarda a chegada dos imunizantes.

Autoridades sanitárias apontam para a importância de que gestantes e crianças recebam a vacina contra a gripe logo no início da campanha porque os grupos ainda não estão imunizados pela vacina contra Covid-19.“Mesmo que este público esteja em isolamento, como o recomendado, é necessária a imunização contra a gripe”, diz.

CALENDÁRIO DA GRIPE INFLUENZA

Conforme a SESA a vacinação será feita de forma escalonada, com os grupos prioritários distribuídos em três etapas:
• Na primeira, de 12 de abril a 10 de maio, serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
• Na segunda fase, de 11 de maio a 8 de junho, a vacinação abrangerá idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas.
• Na terceira etapa, de 9 de julho e 19 de julho, estão pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.