Correio dos Campos

Saúde Mental Infantil: Aprenda a identificar sinais de sofrimento emocional

Não é birra! Mudanças de comportamento em crianças durante o isolamento social podem indicar problemas emocionais mais graves
24 de abril de 2021 às 12:00
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Muitas crianças apresentaram mudança de comportamento durante o isolamento social – episódios de choro, birra, o retorno do xixi na cama, entre outras situações. Teimosia ou doença emocional? Muitas vezes, o que parece apenas manha é, na verdade, um sinal de sofrimento emocional grave. A especialista do Núcleo Infantojuvenil da Holiste Psiquiatria, a psicóloga Alice Munguba, e a pediatra Dra. Jocete Fontes, vão esclarecer os fatores psicológicos no adoecimento infantil na próxima quarta-feira (28), às 19h30, no instagram @HolistePsiquiatria.

O bate-papo abordará as principais dúvidas dos pais e também apontará quando é a hora de buscar ajuda profissional. “A pandemia tem agravado situações que já existiam e também tem sido um ambiente propício para o surgimento de novos sintomas como: crianças com TOC de limpeza, com tique nervoso, com crises de ansiedade, com medos mais intensos, falta e/ou excesso de apetite e a dificuldade para dormir que é recorrente em adolescentes que trocam o dia pela noite”, adianta Alice Munguba.

Com o convívio mais intenso, o isolamento em casa também está possibilitando que muitas famílias prestem mais atenção em manias, comportamentos recorrentes ou atrasos no desenvolvimento que acendem o sinal de alerta para quadros de transtornos mentais na infância. “É preciso estar atento aos indícios: Ideias perturbadas, comportamentos agressivos (consigo mesmo ou com o outro) sem causa específica, alteração alimentar, dificuldade de socialização, dificuldade em passar adiante nas etapas do desenvolvimento”, explica a psicóloga.

As profissionais pretendem ouvir os relatos do público e proporcionar um diálogo aberto sobre Saúde Mental Infantil na quarentena. Para participar, siga a Holiste Psiquiatria nas redes sociais e fique por dentro da programação: @HolistePsiquiatria.

SERVIÇO:

O que: Live da Holiste
Tema: Fatores psicológicos no adoecimento infantil
Quando: 28 de abril (quarta-feira), às 19h30
Onde: Instagram (@holistepsiquiatria)