Correio dos Campos

Carambeí lança projeto de atendimento domiciliar para pacientes em recuperação da Covid-19

23 de abril de 2021 às 20:16
(Foto: Reprodução)

Por Pedro Dalcol Filho – Cerca de 45 pessoas do Município, entre adultos e idosos, que estiveram internados para tratamento do coronavírus, passaram a receber atendimento domiciliar exclusivo dentro do Projeto Carambeí Pós Covid, programa criado pela Secretaria Municipal de Saúde para o acompanhamento semanal dos pacientes.

Composta por profissionais de fisioterapia, medicina, enfermagem, psicologia e assistência social, a equipe formada pela Saúde de Carambeí tem como objetivo realizar o acompanhamento e monitoramento de cada caso até que o quadro de saúde das pessoas que foram infectadas pela doença seja estabilizado.

A Assistente Social Ana Paula Ohata explica como funcionam as visitas que acontecem às terças e quintas-feiras, seguindo a relação semanal de pacientes que é atualizada pelo setor de Vigilância Epidemiológica.

“O atendimento semanal é realizado para avaliar e acompanhar principalmente os casos das pessoas que que tiveram maior comprometimento em virtude do internamento para o tratamento da covid-19, isso porque as pessoas saem debilitadas e muito fracas por terem passado muitos dias na UTI, algumas apresentando dificuldade para falar por causa da traqueostomia”.

“Então é feito todo o acompanhamento dessas pessoas, que são encaminhadas para avaliação médica e para os serviços de fisioterapia, quando necessário. As pessoas e famílias recebem também a atenção das equipes de serviço social e de psicologia naqueles casos onde se identifique algum trauma em virtude do enfrentamento da doença”, emenda.

Como participar do atendimento

As famílias devem solicitar o atendimento diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, onde todas as informações sobre o projeto serão repassadas aos interessados.