Correio dos Campos

Instituto Água e Terra libera venda e colheita de pinhão, no Paraná

Governo liberou atividades nesta quinta-feira (1º). Recomendação é que produtores façam a colheita das sementes que já caíram das araucárias para garantir maturação.
1 de abril de 2021 às 13:55
O pinhão é um alimento rico em calorias e pode trazer diversos benefícios à saúde. (Foto: Rudimar Narciso Cipriani/Acervo Pessoal)

O Instituto Água e Terra (IAT) liberou a venda e colheita de pinhão, no Paraná, nesta quinta-feira (1º). Com isso, produtores também estão autorizados a fazer o transporte e armazenamento das sementes.

Anualmente, o governo do estado controla os períodos de venda do pinhão para proteger a reprodução da araucária, que é um dos símbolos do Paraná e está ameaçada de extinção.

Uma portaria publicada pelo IAT recomenda que os produtores façam a colheita das sementes que caíram das árvores, para assegurar a maturação e evitar acidentes.

De acordo com o instituto, a venda e consumo de pinhão verde está proibida. O consumo do produto sem maturação pode causar problemas de saúde, podendo ter a presença de fungos.

Em caso de irregularidades, produtores podem ser multados em R$ 300 para cada 60 quilos de pinhão.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (41) 3213-3700, nos escritórios do IAT, no site do instituto e na Polícia Ambiental.

Fonte: G1