Correio dos Campos

Entenda a verdadeira importância do colágeno

Dermatologista Fátima Tubini esclarece alguns mitos e verdades sobre o colágeno
14 de março de 2021 às 12:00
(Foto: Reprodução)

COM ASSESSORIAS – Colágeno é uma proteína presente em grande quantidade em nosso corpo. Ele equivale aproximadamente 25% a 30% das proteínas do corpo humano, sendo um nutriente importante para manter as células firmes e unidas.

Segundo a dermatologista Fátima Tubini, normalmente a perda do colágeno se inicia a partir dos 30 anos, perdendo 1% ao ano, podendo acontecer com qualquer sexo mas as mulheres são as mais afetadas. “Após a menopausa que acontece entre 45 à 55 anos, a mulher perde 30% de colágeno aproximadamente após os 5 primeiros anos”, explica.

Com o intuito de tratar a falta de colágeno, surgiram diversas alternativas para devolver a firmeza e a elasticidade da pele. Dentre essas possibilidades, estão os suplementos ou a reposição injetável, também conhecidos como bioestimuladores.

A dermatologista Fátima Tunini desvenda alguns mitos e verdades a respeito do colágeno.

Cremes funcionam para aumentar o seu nível de colágeno?

Mito! Os cremes não surtem o efeito de estimular nem de adicionar o colágeno na pele, devido ao seu tamanho molecular ser grande o que impossibilita que a pele o absorva. Logo o seu uso não apresenta benefícios cientificamente comprovados.

Hábitos podem ajudar a acelerar e a prejudica a renovação dessas proteínas?

Verdade! Como dito anteriormente a redução desse nutriente está primeiramente relacionada ao envelhecimento e os hábitos do paciente também podem acelerar este processo. Como indivíduos que que fazem uso de tabaco, que sofrem de estresse, exposição ao sol, falta de sono, má hidratação e alimentação desequilibrada.

Comer gelatina normaliza seu nível de colágeno?

Mito! Apesar da gelatina ser um alimento que contem a proteína, depender só dele não vai trazer uma diferença significativa no corpo. A gelatina tem um alto teor de corantes e conservante artificiais, portanto além de ter uma baixa quantidade de colágeno, o produto pode ser prejudicial a saúde.

A utilização de suplementos ajuda na reposição de colágeno?

Verdade! Há inúmeras evidências sobre o efeito positivo da ingestão da proteína e o colágeno hidrolisado é o mais recomendado por dermatologistas, onde as suas moléculas são quebradas para facilitar a absorção pelo organismo, sem perder seus benefícios. Sendo usado para melhorar a firmeza da pele, fortalecer as unhas e o cabelo e ajuda na cicatrização.

Tratamentos de bioestimuladores são feitos apenas no rosto?

Mito! Esses procedimentos não são restritos apenas para cuidar do envelhecimento facial, o tratamento abrange também outras partes do corpo, como: no pescoço, nos glúteos e em áreas onde existe flacidez.