Correio dos Campos

2021: o home office veio para ficar?

Especialista de carreira e negócios dá dicas para fazer networking em casa e manter a empresa ativa no mundo online
10 de março de 2021 às 10:35
Na foto, o consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Depois da imposição do home office em meio à pandemia da COVID-19, muitas empresas estão adaptando seu dia a dia para manter os colaboradores em casa. As inúmeras vantagens desse modelo de trabalho, como eliminação do tempo de deslocamento, distrações no escritório e praticamente 100% dos colaboradores com internet de qualidade em casa, mostram que a nova realidade veio para ficar.

Mas, como manter o networking com o home office? Segundo o consultor de carreira e negócios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, o relacionamento interpessoal está diretamente ligado ao sucesso profissional. “Empresas são feitas de pessoas, sejam elas colegas de trabalho, possíveis clientes ou parceiros. Manter um bom relacionamento assegura um dia a dia mais produtivo, além de gerar confiança e fidelidade com clientes”, lembra Weiler.

O consultor acredita que mesmo no meio digital dá para manter o networking em dia. “Hoje dispomos de muitas ferramentas online para fazer reuniões, debater assuntos ou pulverizar ideias e serviços das empresas. É preciso ficar atento às novas tecnologias para estar inserido e oferecer sempre ferramentas eficazes para essas relações”, explica.

Hoje, os profissionais podem se relacionar nas mídias sociais, como o LinkedIn por exemplo. A ferramenta permite que o profissional mostre o seu trabalho, se relacione com empresas e feche parcerias e possíveis clientes”, lembra. Recentemente, uma nova rede social foi inaugurada, o Club House, que já conta com milhões de usuários no mundo. A ideia básica da plataforma é que as pessoas conversem e se conectem por áudio: quem participa, pode encontrar chats com palestras, músicas, papos sobre diferentes assuntos.

“É importante estar atento às novidades, estar presente em redes sociais, eventos online e tudo que possibilite que conheça pessoas e faça novas conexões”, alerta Weiler. “E as empresas precisam estar atentas também para essa nova realidade, os espaços físicos continuarão existindo, mas é preciso encontrar soluções eficazes para que sua empresa tenha uma forte presença online”, completa.

“Personal branding, reputação e marca pessoal serão cada vez mais importantes, portanto, escolher bem onde e como sua marca estará visível será tão importante como quando e quanto tempo deverá estar. Aderência com as demandas do mercado e o tempo de foco ganham cada vez mais relevância”, finaliza.