Correio dos Campos

Imunidade fortalecida pode evitar contaminação por vírus e bactérias

5 de março de 2021 às 17:22
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Enquanto os cientistas não descobrem a cura para a Covid-19, os médicos e as autoridades de saúde seguem alertando a população para o risco de contaminação com as aglomerações. Aliás, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro, através de sua pesquisadora Marilda Siqueira, prevê que as próximas semanas sejam ainda mais complicadas para o sistema de saúde brasileiro, tendo em vista o impacto das aglomerações que ocorreram durante o período de Carnaval.

Para a médica Ailane de Araújo, além de seguir todas as recomendações de higiene, uso de máscara de proteção e distanciamento social, outra forma de se proteger de vírus e bactérias é fortalecendo a imunidade do corpo.

A médica orienta seus pacientes, além de seguirem todos os protocolos de saúde, aderirem a tratamentos que contribuam para o suporte do sistema imunológico, como ozonioterapia, soroterapia e altas doses de vitamina, especialmente a D. “Em tempos de pandemia, fortalecer a imunidade é essencial”, afirma Ailane.

De acordo com a médica, o ozônio é usado no tratamento de mais de 250 tipos de doenças, entre elas as virais. “O ozônio é um gás natural composto por três átomos de oxigênio, com importantes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas. Além de fortalecer o sistema imunológico, o gás é capaz de combater microrganismos como bactérias, vírus e fungos”, esclarece.

Já a soroterapia é a reposição de vitaminas, nutrientes e minerais no organismo, sendo que o procedimento é feito via intramuscular ou de forma endovenosa, a critério do médico – neste último caso, com a utilização de uma bolsa de soro fisiológico.

Ailane alerta que, independendo do tratamento escolhido para fortalecer a imunidade do organismo, é preciso procurar um profissional da saúde capacitado, pois é ele quem fará a prescrição adequada do tratamento para cada paciente. “O cuidado com a saúde deve ser, sempre, preventivo”.