Correio dos Campos

Imunização de idosos de 85 a 89 anos continua no Centro Municipal de Saúde

2 de março de 2021 às 18:05
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – Exatamente 60 idosos compareceram no drive-thru da vacinação contra Covid-19 que imunizou a faixa etária de 85 a 89 anos, nos dia 1º e 2 de março. Na quarta e quinta-feira,3 e 4, a vacinação será para idosos de 80 a 84 anos que estão acamados. Esta é a campanha de aplicação da primeira dose, todos terão que receber a segunda dose para completar o ciclo.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Carambeí, Gisele de Paula Machado, o número de idosos vacinados nesses dois dias foi baixo. “Consideramos que pelos dados de vacinados contra a Gripe Influenza, o município tem um universo maior de idosos nessa faixa de idade”. Informa que aqueles que não receberam a dose, que estão na faixa etária de 85 a 89 anos, ainda poderão ser imunizados na Sala de Vacinas no Centro Municipal de Saúde, das 08h às 11h e das 13h às 16h. Também aqueles idosos, nesta mesma faixa etária, que tem problemas de locomoção podem solicitar a vacinação à domicílio, pelo telefone( 99119 -7483).

Gisele explica que a vacinação segue nesta quarta e quinta-feira para imunizar os idosos acamados, de 80 a 84 anos. “Essa vacinação é realizada por agendamento (99119-7483), então pedimos para que os familiares solicitem para que nenhum idoso fique sem a imunização contra o Covid-19”, avisa a enfermeira.

A enfermeira Gisele relata que a vacina pode provocar algumas reações como dor no local, dor de cabeça leve, dor muscular e febre. Destaca que se acontecerem reações mais severas é necessário procurar atendimento médico e a Sala de Vacinas para fazer a notificação. A enfermeira lembra que mesmo vacinados todos devem usar máscaras ao saírem de casa e fazer a higienização das mãos com álcool gel, mesmo depois de receberem a segunda dose.

Imunização em Carambeí

Desde o início da vacinação em Carambeí, no dia 19 de janeiro foram imunizadas 320 pessoas que estão nos grupos de idosos e profissionais de saúde da linha de frente de combate ao Covid-19. A enfermeira Gisele destaca que foram enviadas para o município 312 doses sendo que em oito frascos veio uma dose a mais o que possibilitou a imunização de mais 8 pessoas. Dos profissionais de saúde 152 já receberam a segunda dose. As doses destinadas a etapa de imunização na faixa de 85 a 89 anos e aos acamados de 80 a 84 anos totalizam 110. No total Carambeí recebeu 422 doses de vacinas repassadas pela 3ª Regional de Saúde/Ponta Grossa.