Correio dos Campos

Voluntários buscam conscientizar população sobre a importância da vacinação

18 de fevereiro de 2021 às 10:27
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Preocupados com a taxa de rejeição dos brasileiros em relação à imunização contra a Covid-19, um grupo de voluntários, composto por profissionais da saúde e amigos, decidiu promover a conscientização das pessoas de uma maneira divertida e inovadora, e o resultado foi a criação de um curta-metragem.

O vídeo, com um pouco mais de 3 minutos, foi gravado nas Ruínas de São Francisco e no Passeio Público em Curitiba (PR). As imagens foram feitas dos celulares dos próprios participantes e retratam o cotidiano de grande parte das pessoas, através de personagens não tão comuns assim.

Zé Gotinha e Maria Gotinha formam um casal e levam uma vida normal, com rotina de trabalho, prática de exercício físico, lazer, entre outros afazeres. Mas, quando ambos menos esperam, surge o inimigo em forma de vírus para atacá-los. A dupla tenta lutar contra o microrganismo, mas o combate somente é eficaz quando ocorre a imunização com a vacina.

“Tivemos a ideia de promover a reflexão sobre o assunto em forma de bom humor. Queremos que as pessoas entendam que a vacina protege sim”, considera Fanny Jitomirski, Cirurgiao-Dentista, especialista em Saúde Pública em Curitiba, que foi uma das voluntárias que integrou o elenco do curta.

A profissional aproveita para frisar a importância de trabalhar no combate da desinformação e do medo em ser imunizado contra uma doença que já fez mais de 200 mil vítimas fatais no país . “Tenho percebido pessoas, principalmente da terceira idade, que fazem parte do grupo de risco, afirmando que não vão ser imunizadas, seja por receio de efeitos colaterais ou por acreditarem que a vacina não é eficaz, sendo que estudos comprovam que essa imunização protege contra a morte, casos graves e internação”, destaca.

Pesquisas realizadas em todo país mostram o crescimento no índice de rejeição da vacina contra a Covid. Na mesma proporção, cresce o número de campanhas que vêm sendo realizadas para assegurar os brasileiros sobre a eficácia do imunizante. “Estamos fazendo a nossa parte. Se cada um fizer a sua, vamos passar por esta pandemia protegidos e fortalecidos”, conclui.