Correio dos Campos

Com avanço da safra de grãos, aumenta preocupação com ataque de lagartas

Especialista reforça a necessidade de monitoramento da soja e do milho; Abaday, da Sumitomo Chemical, apresenta duplo modo de ação
10 de fevereiro de 2021 às 14:04
(Foto: REUTERS/Enrique Marcarian)

COM ASSESSORIAS – Com a safra de soja caminhando para o fim e o plantio da safrinha de milho, aumenta a possibilidade de ataque das lagartas, principalmente a do gênero Spodoptera, uma das mais resistentes. Com isso, torna-se necessário o monitoramento das lavouras e, agravando o quadro, a aplicação de defensivos.

Engenheiro agrônomo, consultor e pesquisador nas regiões do oeste da Bahia, Vale do Araguaia e Mato Grosso, Luis Henrique Kasuya lembra que a soja entrando nas fases R1, R2 e R3 (florescimento e desenvolvimento das vagens) fica mais suscetível ao ataque do complexo de lagartas. Tanto a convencional quanto a transgênica, que também pode sofrer com a lagarta Spodoptera.

O milho, nas fases de pendoamento e de enchimento, pode sofrer ainda com o ataque da Spodoptera frugiperda. “É importante o produtor se prevenir e monitorar muito bem suas lavouras para evitar prejuízos. O agricultor tem à sua disposição uma grande ferramenta no mercado, que tem ação de choque e residual. É importante ter esse monitoramento e, ser for necessário, fazer a aplicação para ter um bom controle”, diz o especialista.

O engenheiro agrônomo e gerente de inseticidas da Sumitomo Chemical, Alexandre Manzini, destaca a lagarta como uma das principais pragas do Brasil, em diferentes culturas, “tirando o sono do agricultor”.

“A Sumitomo, uma empresa centenária, acessa o produtor rural dentro de uma proposta de inovação. A empresa lançou, em dezembro, o Abaday, um inseticida focado no mercado de lagartas com duplo modo de ação, de choque e também de residual, que tem por excelência, principalmente, o controle da Spodoptera”, explica o gerente da Sumitomo Chemical.

Manzini reforça que essa lagarta causa bastante prejuízo para diferentes lavouras, e é de extrema importância controlar e monitorar. O inseticida Abaday garante um controle por longo tempo, com ação adulticida e ovicida. O produto é ideal para o manejo de resistência e manejo integrado de pragas, controlando os diversos estágios das lagartas com alta performance.