Correio dos Campos

Copel afirma que sofreu ataques cibernéticos nos servidores

A Copel destacou, no entanto, que seus sistemas se mantiveram íntegros
2 de fevereiro de 2021 às 15:03
Linhas de transmissão de energia. (Foto: Divulgação)

A Copel (Companhia Paranaense de Energia) foi alvo de ataques cibernéticos, o que gerou indisponibilidade em alguns sistemas da companhia, que ainda buscava retomar a normalidade até a noite de segunda-feira (1).

“Os sistemas de operação e proteção detectaram os ataques e, imediatamente, a companhia seguiu os protocolos de segurança, inclusive com a suspensão do funcionamento de seu ambiente informatizado para proteger a integridade das informações”, disse a empresa em comunicado.

O ataque foi registrado na segunda-feira e atingiu alguns servidores, acrescentou a Copel, ainda de acordo com o comunicado, que foi enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite do mesmo dia.

“A avaliação completa do ocorrido está em curso e a companhia está tomando providências necessárias para restabelecer a normalidade”, afirmou.

A Copel destacou, no entanto, que seus sistemas se mantiveram íntegros e que “serviços de fornecimento de energia elétrica e de telecomunicações seguem funcionando normalmente“.

Com o incidente, a Copel soma-se a outras empresas de energia elétrica que sofreram com invasões ou tentativas de ataques de hackers no Brasil desde meados de 2020, como Energisa e Light, conforme publicado pela Reuters em julho passado.

Segundo especialistas, a pandemia de coronavírus tem ajudado a impulsionar esses ataques, uma vez que regimes de trabalho remoto de funcionários muitas vezes aumentam a exposição dos sistemas e redes aos cibercriminosos.

A Copel disse que “as autoridades competentes estão acompanhando o caso” sobre o ataque à companhia.

Fonte: Ricmais