Correio dos Campos

Novas especializações fazem mercado odontológico crescer

Setor de odontologia tem movimentado, em média, R$ 38 bilhões por ano
27 de janeiro de 2021 às 13:40
Harmonização facial, lentes de contato e bichectomia estão entre os procedimentos estéticos realizados por dentistas. (Foto: Canva)

COM ASSESSORIAS – Limpeza dos dentes, remoção de cáries, manutenção do aparelho. As atividades mais comuns e rotineiras dos dentistas têm sido ampliadas para soluções que vão além da saúde bucal. Harmonização facial, bichectomia, lentes de contato e até mesmo o botox fazem parte dos procedimentos estéticos que têm se destacado na área, e estar preparado para atender essas demandas tem refletido no crescimento do mercado odontológico no Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o País é o quarto que mais realiza procedimentos odontológicos no mundo – segmento que movimenta, em média, R$38 bilhões por ano.

Durante a pandemia da Covid-19, a procura por serviços odontológicos se intensificou, e para o Dr. Robert Divino, responsável pela clínica Oral Unic de Araucária (PR), há dois motivos principais para esse aumento: a perda do medo das consultas odontológicas e uma maior preocupação com a estética. “O número de pessoas que têm medo de ir ao dentista diminui gradativamente. Antes, os pacientes só iam aos consultórios odontológicos quando sentiam alguma dor ou incômodo, e evitavam essa ‘visita’ por medo. Hoje, a realidade é diferente. Além dos cuidados de rotina com a saúde bucal, as pessoas têm procurado os dentistas para realizar procedimentos estéticos”, afirma Robert.

Soluções como harmonização facial, bichectomia e lentes de contato são alguns dos procedimentos estéticos odontológicos que ganharam destaque na pandemia, momento em que as pessoas têm aproveitado para investir no sorriso e no rosto e melhorar a autoestima. Para o especialista, os procedimentos vão além da estética. “Fazer uma bichectomia, por exemplo, também é uma questão de saúde bucal, não somente para deixar o rosto mais fino. Muitas pessoas que têm a bola de Bichat começam a morder e causar feridas no interior da boca, o que gera um incômodo gigantesco para o paciente”, explica.

No caso das lentes de contato, o procedimento é indicado para os pacientes que querem clarear ou corrigir pequenos desgastes no dente, tudo em um procedimento minimamente invasivo. “A lente de contato é como se fosse uma película, uma camada bem fina de até 0,2 milímetros que é colocada sobre o dente. Isso permite o clareamento para os pacientes que já tentaram outros procedimentos e não conseguiram deixar os dentes mais brancos, e também ajuda na restauração da estrutura dental sendo possível alongar dentes curtos e fechar diastemas, que são os espaços entre os dentes, proporcionando um sorriso harmonioso e único”, diz Robert.

Em todas as soluções estéticas e de saúde bucal é essencial um atendimento de qualidade em local devidamente equipado. “As clínicas all-in-one são ótimas opções para os pacientes que querem realizar todos os procedimentos em um único lugar, desde raio-x panorâmico até centro cirúrgico. Isso proporciona conforto e segurança para o paciente em todo o processo do tratamento”, finaliza Robert.