Correio dos Campos

Justiça autoriza saída temporária de fim de ano de 1,4 mil presos no Paraná

Segundo Depen, objetivo da medida é a ressocialização de presos por meio do convívio familiar, além do mecanismo de recompensas pela disciplina do detento. Após retorno, detentos cumprirão protocolo contra Covid-19
22 de dezembro de 2020 às 14:50
Cerca de 1,4 mil presos terão direito à saída temporário no fim de ano no Paraná. (Foto: Divulgação/Depen)

A Justiça do Paraná liberou cerca de 1,4 mil presos que cumprem regime semiaberto para passar as festividades de fim de ano em liberdade. As saídas começaram na última sexta-feira (18).

Segundo o Departamento Penitenciário (Depen), o objetivo da medida é a ressocialização de presos por meio do convívio familiar, além do mecanismo de recompensas pela disciplina do detento.

Ainda de acordo com o Depen, na região de Curitiba, 198 presos serão contemplados pelo benefício. Parte desse grupo foi liberado na sexta-feira (18) e outra parte sairá nesta quarta (23).

Outros 820 detentos da Colônia Penal Agroindustrial do Paraná (CPAI), na região da capital, que têm direito à saída temporária, estão em casa há alguns meses por conta da pandemia do novo coronavírus.

Todos devem retornar à unidade penal em 22 de janeiro.

Interior

Em Londrina, no norte do Paraná, 280 presos serão beneficiados. O primeiro grupo foi liberado na última sexta-feira (18), com retorno previsto para 28 de dezembro.

Um outro grupo terá a saída temporária no domingo (27), para a comemoração do Ano Novo, com retorno em 7 de janeiro.

Em Maringá, 70 presos poderão passar o Natal com a família. A saída acontece na Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM) nesta terça-feira (22), com retorno previsto para 28 de dezembro.

Na região dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, 60 presos terão direito à saída temporária de Natal e Ano Novo.

Eles serão liberados nesta terça-feira (22), com retorno previsto para 5 de janeiro.

Covid-19

Diante da pandemia da Covid-19, o Depen instaurou um protocolo para o retorno dos presos.

Segundo o departamento, para evitar o contágio nas unidades penais, os presos beneficiados com a saída temporária permanecerão em isolamento pelo período de 14 dias após o retorno.

Caso não sejam constatados sintomas, eles serão liberados para o convívio com os demais presos da unidade penal.

Fonte: G1