Correio dos Campos

Escola de formação do sistema prisional ganha sede própria

Localizado no centro de Curitiba, prédio tem espaços para formação do servidor e abriga também o Museu Penitenciário. Haverá outras mudanças, como ensino a distância e a transformação da instituição em Escola Superior.
20 de novembro de 2020 às 14:57
(Foto: Divulgação/AENPR)

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) teve sua primeira sede própria inaugurada nesta quinta-feira (19), em Curitiba. O prédio, de três pavimentos, possui 2 mil metros quadrados e está localizado na região central da capital. Além de espaços para formação do servidor, o local abriga também o Museu Penitenciário.

“Uma iniciativa importante, um local para capacitar e formar os agentes públicos do Departamento Penitenciário”, disse o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares. “Agora o Departamento Penitenciário do Paraná tem uma escola com espaço adequado, em um prédio que estava abandonado, sem uso. Isso traz um alento, um estímulo ao servidor”, afirmou.

PEDAGÓGICA – Segundo o diretor do Depen Paraná, Francisco Caricati, o objetivo sempre foi aprimorar o ensino, mas as condições estruturais e pedagógicas da escola eram limitadas. Por isso, além de uma sede própria, a Espen passa também por uma reestruturação pedagógica, que engloba, entre outras mudanças, o uso de plataforma de ensino a distância e a transformação da instituição em Escola Superior.

“Tínhamos uma escola muito precária, acanhada, e demos início a um projeto ambicioso. Hoje, esse prédio consolida essa mudança. Nossa intenção é qualificar cada vez mais o nosso servidor para que ele possa trabalhar e prestar um excelente trabalho na área de ressocialização”, afirmou Caricati.

A diretora da Espen, Marilza Hack, explica que a conquista da sede própria possibilitou um melhor acesso para os servidores, pois o prédio se localiza em área central da cidade, e  também ampliou a capacidade de atendimento. “Temos um auditório para ofertar as qualificação de forma adequada, além de um espaço para o Museu Penitenciário. Nosso principal objetivo era ter um espaço de referência, ter uma ruptura com a condição de precariedade”, enfatizou Marilza.

Os servidores podem esperar a Escola Superior para o próximo ano, segundo a diretora. “É o que estamos pleiteando após a conquista desse espaço e a reformulação pedagógica que possamos. Uma formação ao nível que o nosso servidor precisa e merece”.

LANÇAMENTO DE LIVRO – Durante o evento foi lançado, também, o livro Sistema Penitenciário e suas Dimensões Sistêmicas, que reúne artigos escritos por integrantes das forças de segurança pública e abordam temáticas que envolvem a execução penal. A obra, publicada na versão e-book, foi criada em homenagem ao Dia do Agente Penitenciário, comemorado no dia 13 de novembro.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no evento de inauguração o presidente do Conselho Penitenciário do Paraná, Luiz Henrique Magalhães Pampuch; o assessor de segurança do Depen, Josielson Fabrício; a ouvidora do Depen, Andrea Krawutschke Iera, servidores e instrutores da Espen.

Fonte: AEN/PR