Correio dos Campos

Ciclo de palestras alerta sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

Evento online será terça-feira (24) com foco no Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro). Haverá uma série de palestras sobre protagonismo juvenil. A transmissão é pelo Youtube e para certificação o participante precisa fazer inscrição.
20 de novembro de 2020 às 14:47
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) abre nesta sexta-feira (20) o Sistema Eletrônico Merenda para submissão de propostas da chamada pública para que associações e cooperativas da agricultura família inscrevam projetos de venda de gêneros alimentícios para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em 2021. A previsão de investimento para essa contratação chega a R$ 75 milhões. O objetivo é disponibilizar aos estudantes da rede estadual de ensino cardápios com uma maior qualidade e diversidade de alimentos. “Os alimentos da agricultura familiar são mais frescos e com teor nutricional mais alto que os produzidos em larga escala. A produção é diversificada e para todo o ano letivo. Compramos produtos paranaenses, investimos na economia do Paraná”, explicou o diretor-presidente da Fundepar, Alessandro Oliveira. Além disso, a compra dos produtos promove geração de renda na área rural e estimula a continuidade das famílias no campo. Em 2020, cerca de 25 mil famílias de pequenos agricultores foram beneficiadas com a contratação pela chamada pública. A medida também preserva hábitos alimentares e culturais ao respeitar a produção local, com maior aceitabilidade entre os estudantes das várias regiões do Paraná. Até novembro, foram R$ 60 milhões para compra de 11 mil toneladas de produtos da agricultura familiar. O PNAE estabelece que no mínimo 30% dos recursos destinados à alimentação dos estudantes sejam reservados para a compra de alimentos da agricultura familiar, e o Estado tem destinado em média 70%. ETAPAS – O processo terá as seguintes etapas: inscrição/cadastro dos projetos, classificação, habilitação e contratação. As cooperativas e associações contratadas serão responsáveis pela entrega direta nas escolas dos 399 municípios do Paraná. Entre alguns dos grupos de interesse de compra por parte do Estado estão frutas, hortaliças, temperos, legumes, verduras, tubérculos, leite, panificados, sucos, ovos, iogurte, doce em pasta, arroz e feijão. O endereço para acesso ao edital é www.fundepar.pr.gov.br/Pagina/Chamamento-Publico. O Sistema Eletrônico Merenda ficará disponível aos interessados até às 17h do dia 9 de dezembro (horário de Brasília). Acesse (www.fundepar.pr.gov.br/Pagina/Agricultura-Familiar-2021). Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail: [email protected] .

A Secretaria de Estado da Saúde promove na próxima terça-feira (24) evento online com o tema Protagonismo Juvenil: uma estratégia positiva. O encontro vai debater e sensibilizar o público sobre importância da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A programação conta com palestras de diversos especialistas e pessoas engajadas ao tema.

O debate tem como foco o Dia Mundial de Combate à AIDS, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na década de 80 como dia 1º de dezembro. A transmissão do seminário será pelo Youtube a partir das 9h.

Para obter uma certificação é necessário realizar a inscrição. O formulário para inclusão dos dados pode ser acessado AQUI.

COMPARTILHAR – O encontro permitirá compartilhar conhecimentos, promover a discussão aprofundada sobre o tema e conscientizar sobre a importância da prevenção ao HIV/Aids, propondo mudanças no cenário atual e nas práticas sociais.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforça a necessidade de discussão e atuação para a prevenção em relação às ISTs. “As doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, são evitáveis com cuidados e proteção individual. É preciso que as pessoas se cuidem, fortaleçam a proteção, não espere que o outro leve o preservativo. E para quem é portador, cuide do seu próximo”.

O evento promoverá discussão de práticas e atividades relacionadas ao dia a dia tanto de quem cuida da saúde, como profissional da área, como de quem tem alguma dessas infecções e segue a vida normalmente com o tratamento e cuidados para evitar a transmissão.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti Lopes, destaca o trabalho de rotina da secretaria estadual. “Embora agora estejamos passando por um momento de pandemia pelo novo coronavírus, seguimos trabalhando e atendendo aos demais agravos, entre eles as ISTs. Foram realizados diversos encontros virtuais incentivando e consolidando estratégias de combate a estas infecções”.

AÇÕES – Desde 2019, a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) foi incentivada e descentralizada tendo a abrangência ampliada para 198 municípios (49,6% do total do Paraná) que aderiram a esta estratégia de prevenção.

A chefe da Divisão de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Mara Carmen Ribeiro Franzoloso, explica que a PrEP é um método de prevenção ao HIV que foi ampliado para quase 50% dos municípios paranaenses. “Outra situação é a importância do diagnóstico precoce. Quando o teste for positivo para o vírus, é essencial o início e a adesão ao tratamento”, explica.

Mara destaca que as ações em conjunto oportunizam melhores resultados. “Nenhuma estratégia de prevenção isolada é suficiente. É necessário que seja uma prevenção combinada que envolva o uso regular de preservativos, o diagnóstico oportuno e tratamento adequado de infecções sexualmente transmissíveis, imunizações, testagem para HIV, Sífilis e Hepatites Virais”.

AUTOTESTES – A distribuição dos autotestes para diagnóstico do HIV permite o acesso a pessoas que, por algum motivo, não frequentam o serviço de saúde ou estão impossibilitadas de comparecer. O teste pode ser encontrado nos Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA, Serviços de Atendimento Especializado (SAE), Unidades de Saúde e ONGs. O autoteste de HIV permite que a pessoa colete sua própria amostra.

Box 1
AIDS atinge grupos de pessoas com diferentes características

No período de 2010 até outubro de 2020, o Paraná registrou 15.864 pacientes com Aids, ou seja, que tratam a doença. Desde os primeiros casos, a Aids atinge grupos de pessoas com diferentes características. Inicialmente a infecção se concentrou em homens, depois teve o período em que a quantidade de casos predominante era em mulheres. Atualmente, o número de indivíduos que tem o vírus está na razão de uma mulher para cada dois homens.Em relação à faixa etária, os jovens e jovens adultos são os mais infectados, com 50% dos casos de indivíduos na faixa etária entre 20 e 39 anos. “Nosso alerta sobre isso é para todos, embora tenhamos os dados sobre a população que tem HIV, não há classe, cor, gênero que tenha propensão à doença, todo indivíduo pode se contaminar”, explica Maria Goretti da diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, Maria Goretti Lopes.

Box 2
Cuidado à gestante evita transmissão vertical

O cuidado dedicado à gestante HIV é prioritário para eliminar a transmissão vertical do vírus. A transmissão vertical ocorre quando a mãe passa o HIV para o seu filho, durante a gestação, parto ou aleitamento.

Toda gestante HIV recebe atendimento especializado na rede pública, acesso ao pré-natal de qualidade, desde o início da gestação até o encaminhamento para o atendimento de alto risco. Todas essas ações resultam no sucesso em proporcionar o nascimento de uma criança saudável.

PARANÁ – O primeiro estado a receber a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV foi o Paraná em 2017, com o município de Curitiba. Em 2019 o município de Umuarama também recebeu esta certificação.

Fonte: AEN/PR