Correio dos Campos

Encontro discute parceria para fomentar a produção científica

Reunião foi com representantes da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação.
19 de novembro de 2020 às 17:53
(Foto: Divulgação/AEN/PR)

Fomentar ações de pesquisa científica, tecnológica e de inovação e aproximar os institutos de Ciência e Tecnologia. Esse foi o objetivo de um encontro dos representantes da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipt), realizado terça-feira (17).

“O intercâmbio permanente de informações contribui para a ampliação do espaço da pesquisa tecnológica, no âmbito das políticas públicas”, disse Aldo Nelson Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “A inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico são considerados fatores estratégicos e norteadores na condução de políticas públicas voltadas ao crescimento econômico e social do Estado”, salientou.

O presidente da Abipt, Paulo Rogério Foina, apresentou um balanço das atividades da instituição e comentou sobre a criação de um observatório para mapear as competências e as capacidades instaladas em termos de infraestrutura – tanto dos Institutos de Ciência e Tecnologia, quanto dos laboratórios das universidades publicas e privadas –, que possam ser utilizados pela indústria e por startups para ensaios, desenvolvimentos de protótipos e outras iniciativas.

“Um dos nossos grandes esforços tem sido mostrar as tecnologias que desenvolvemos. Muitas pessoas utilizam essas ferramentas, que já estão no mercado. Outro objetivo é contribuir para a gestão dos Institutos de Ciência e Tecnologia em pontos como a comunicação com a sociedade, retorno sobre investimento”, esclareceu o executivo.

ATUAÇÃO – A Abipt vem articulando parcerias institucionais, envolvendo universidades, institutos tecnológicos e outros atores públicos e privados. A instituição também atua junto ao Legislativo e Executivo, nas esferas federal, estadual e municipal, na defesa de recursos para pesquisa tecnológica e ajustes na legislação e regulamentações do segmento.

O presidente ressaltou, ainda a importância de manter um olhar próximo à produção tecnológica de cada região, entendendo demandas e oportunidades, e reconhecendo o trabalho das instituições e dos pesquisadores paranaenses.

DESENVOLVIMENTO – Com sede em Brasília e presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Abipti é uma organização sem fins lucrativos, que reúne entidades públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico. Em 2020, a instituição completa 40 anos, com o desafio de continuar fortalecendo a inovação no País. Na Região Sul, o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Jorge Augusto Callado Afonso, atua como vice-presidente da Abipt.

Fonte: AEN/PR